Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 24 de Abril de 2020 às 21:27

Moro, Marielle e #ForaBolsonaro dominam tópicos do Twitter no Brasil

Troca de acusações entre Sergio Moro e Jair Bolsonaro movimentaram milhões de publicações

Troca de acusações entre Sergio Moro e Jair Bolsonaro movimentaram milhões de publicações


EVARISTO SA/AFP/JC
Diego Nuñez
O brasileiro teve um dia intenso, no que se refere à política nacional. O dia amanheceu agitado, com a notícia da demissão do Diretor-Geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo. Em seguida, o então ministro da Justiça, Sérgio Moro, convocou entrevista coletiva para as 11 horas da manhã.
O brasileiro teve um dia intenso, no que se refere à política nacional. O dia amanheceu agitado, com a notícia da demissão do Diretor-Geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo. Em seguida, o então ministro da Justiça, Sérgio Moro, convocou entrevista coletiva para as 11 horas da manhã.
Nela, anunciou sua prórpia demissão da superpasta federal e fez graves acusações ao seu ex-chefe e presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Este, por outro lado, rebateu as críticas do ex-juiz da Lava Jato em pronunciamento às 17h. Bolsonaro acusou Moro de usar a diretoria-geral da PF para alavancar sua indicação para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
O Brasil acompanhou de casa os desdobramentos que abalaram a democracia no país em meio a mais grave crise sanitária, social e econômica do século. “Hoje tem sido o dia mais insano na política brasileira desde ontem”, ironizou o usuário do Twitter @vpougy.
Foi também pela mesma rede social que Moro se defendeu das acusações do presidente da República: “A permanência do Diretor Geral da PF, Maurício Valeixo, nunca foi utilizada como moeda de troca para minha nomeação para o STF”, escreveu o ex-ministro no Twitter, onde tem o perfil @SF_Moro.
O atrito da cúpula do Palácio do Planalto dominou a rede social durante todo o dia.
Desde o anúncio do pedido de demissão, até o início do pronunciamento do presidente da República, “Moro” se manteve como a palavra mais publicada no Twitter durante essas seis horas de intervalo. Até o momento da publicação desta reportagem, eram 1,44 milhões de Tweets que empregavam o nome do ex-ministro da Justiça.
Após o início de seu pronunciamento, foi Bolsonaro quem ganhou a atenção dos usuários. Uma hora depois de o presidente começar a falar, a hashtag #ForaBolsonaro já contabilizava 250 mil Tweets e alcançou o topo dos assuntos do momento na rede social. A hashtag continuou liderando os assuntos do momento no meio político pelo menos nas duas horas seguintes, apenas perdendo o topo para a #LiveDaLuc, que promovia a transmissão ao vivo da cantora Ludmilla.
Atrás da hashtag que pedia a saída de Bolsonaro do cargo, a palavra que dominava os assuntos do momento era “Marielle” (Franco). Isso porque Bolsonaro disse que um dos motivos para as trocas na diretoria-geral e superintendência do Rio de Janeira é que a PF estaria dando mais atenção que o necessário para o brutal assassinato da ex-vereadora carioca e deixando de lado investigações sobre Adélio Bispo, que tentou assassinar Bolsonaro com uma faca de cozinha durante a campanha presidencial de 2018: “A PF mais se preocupou com Marielle do que com seu chefe supremo”, afirmou o presidente.
Outras hashtags bastante publicadas também chamaram a atenção. Logo que Bolsonaro iniciou seu pronunciamento, a #BolsonaroEnlouqueceu chegou ao segundo lugar nos assuntos mais comentados do Brasil. O bordão faz referência à narrativa empregado pelo presidente em seu pronunciamento, onde utilizou uma linha de pensamento desconexa e disse frases sem relação ao assunto principal, quando comentou que ordenou desligar o aquecimento da piscina do Palácio da Alvorada.
Expressões como “NADA COM NADA”, “EU AVISEI” e “GRANDE DIA” também dominaram os assuntos mais comentados do Twitter durante o dia. O último remete a um Tweet do próprio @JairBolsonaro, quando o presidente comemorou o autoexílio e a renúncia ao cargo do então deputado federal Jean Wyllys (PSOL).
Uma hashtag que por duas horas após o pedido de demissão de Moro se manteve como a primeira do país na rede social foi a #TchauQuerido. A hashtag remete a um bordão utilizado em 2016, durante o processo de cassação da então presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Na época, foi decisão do próprio Moro vazar uma conversa privada entre Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde ele se despede da petista com os seguintes dizeres: “Tchau, querida”.
Chamou a atenção que, durante todo o dia, expressões e hashtags de apoio ao presidente da República não chegaram a alcançar o top 10 no ranking de assuntos do momento no Twitter. A mais utilizada pelo movimento bolsonarista na internet foi a #FechadoComBolsonaro, que contabilizava 482 mil tweets durante o dia às 21h20min.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO