Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Paço Municipal

- Publicada em 29 de Julho de 2019 às 21:30

Só quatro titulares seguem na gestão Marchezan

Prefeito já nomeou 35 pessoas para as 16 secretarias municipais

Prefeito já nomeou 35 pessoas para as 16 secretarias municipais


LUIZA PRADO/JC
Atualizada às 21h47min
Atualizada às 21h47min
No terceiro ano à frente da prefeitura de Porto Alegre, o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) já nomeou 35 pessoas para as 16 secretarias municipais da sua administração. De todos os nomeados, apenas quatro permanecem desde o início do governo: o titular da Fazenda, Leonardo Busatto; o da Cultura, Luciano Alabarse; o da Educação, Adriano Naves de Brito; e o de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário (PSDB).
Nas demais 12 pastas, houve troca de secretário pelo menos uma vez. Sete secretarias tiveram três titulares cada uma, desde 2017: a de Desenvolvimento Econômico; de Desenvolvimento Social e Esporte; de Infraestrutura e Mobilidade Urbana; de Planejamento e Gestão; de Relações Institucionais; de Segurança; e da Transparência e Controladoria.
Notícias sobre política de Porto Alegre são importantes para você?
Por exemplo, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana - cujo atual secretário é o advogado Marcelo Gazen - teve três dirigentes. No início da gestão Marchezan, a pasta ficou sob comando do PTB. O primeiro titular foi o então vereador Elizandro Sabino (PTB), que, em abril de 2018, voltou para a Câmara Municipal para concorrer a deputado estadual. Quem assumiu o seu posto no Executivo municipal foi o suplente de vereador Luciano Marcantônio (PTB). Entretanto, Marcantônio permaneceu um ano e dois meses no cargo. Foi aí que Gazen passou de secretário-adjunto a titular da pasta.
As outras cinco estruturas do primeiro escalão tiveram dois dirigentes: as secretarias do Meio Ambiente e Sustentabilidade; a de Parcerias Estratégicas; a de Saúde; a de Comunicação; e a Procuradoria-Geral do Município (PGM). 

Os secretários

Quem está na prefeitura desde o início da atual gestão:
Secretaria da Cultura - Luciano Alabarse
Diretor de teatro, Luciano Alabarse foi o idealizador do festival Porto Alegre em Cena.
Secretaria de Educação - Adriano Naves de Brito
É professor da Unisinos e doutor em Filosofia.
Secretaria da Fazenda - Leonardo Busatto
O economista Leonardo Maranhão Busatto deixou o cargo de subsecretário do Tesouro do Estado, no governo José Ivo Sartori (MDB, 2015-2018), para assumir a Fazenda da Capital.
Secretaria de Serviços Urbanos - Ramiro Rosário (PSDB)
Um dos fundadores do Movimento Brasil Libre (MBL) no Rio Grande do Sul, Ramiro Rosário é formado em Direito pela Pucrs.
Outros componentes do primeiro escalão:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Eduardo Cidade
Assumiu a pasta no dia 15 de novembro de 2018
O administrador Eduardo Cidade, que foi gerente de relações institucionais da Rede Walmart por mais de dez anos, entrou no lugar do secretário interino Leandro de Lemos. Lemos, que era secretário-adjunto da pasta, dirigia os trabalhos desde que o vereador Ricardo Gomes (PP) renunciou ao cargo e voltou ao Legislativo municipal, em agosto de 2017.
Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte - Comandante Nádia (MDB)
Assumiu em 7 de janeiro de 2019
A vereadora e tenente-coronel da Brigada Militar, Comandante Nádia (MDB), substituiu Denise Russo, em janeiro de 2019. Denise comandava a pasta interinamente desde que a ex-secretária Maria de Fátima Záchia Paludo pediu demissão, em outubro de 2017.
Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana - Marcelo Gazen
Assumiu em 7 junho de 2019
Advogado especialista em licitações e contratos públicos, Marcelo Gazen passou de adjunto a titular da pasta quando Luciano Marcantônio (PTB) deixou o cargo para voltar à vereança, em junho de 2019. Marcantônio, por sua vez, havia substituído Elizandro Sabino (PTB) em abril de 2018. Sabino deixou o cargo e retornou à Câmara de Vereadores para disputar a eleição de deputado estadual naquele ano.
Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade - Germano Bremm
Assumiu em 7 de junho de 2019
Depois de quase cinco meses sem titular, em maio de 2017, Maurício Fernandes foi nomeado para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams). No início de junho, o prefeito anunciou a substituição de Fernandes por Bremm, que é advogado e assessor técnico da Procuradoria-Geral do Município (PGM).
Secretaria de Parcerias Estratégicas - Thiago Barros Ribeiro
Assumiu o cargo em abril de 2019
Mestre em Políticas Públicas, o economista Thiago Barros Ribeiro assumiu a pasta em abril de 2019, quando o então titular, Bruno Vanuzzi, deixou o cargo para participar do governo do Estado.
Secretaria de Planejamento e Gestão - Juliana Castro
Comanda a pasta desde 1 de novembro de 2018
Em abril de 2018, o economista Paulo de Tarso Pinheiro Machado substituiu José Alfredo Parode, que estava à frente da pasta desde o início da gestão. Desde 1 de novembro de 2018, a pasta está sob o controle de Juliana Castro. Ela é advogada e foi coordenadora-geral do gabinete do prefeito Nelson Marchezan.
Procuradoria-Geral do Município - Eunice Nequete
Permanece no cargo desde 22 de junho de 2017
Eunice assumiu a PGM em junho de 2017, no lugar de Bruno Miragem, que deixou o cargo por motivos pessoais. Procuradora de carreira do Estado do Rio Grande do Sul, ela foi a primeira mulher a comandar a Procuradoria-Geral do Estado.
Secretaria de Relações Institucionais - Christian Lemos (PSDB)
Foi nomeado para o cargo em 3 de julho de 2019
Ex-chefe de gabinete do prefeito Nelson Marchezan Júnior, Christian Lemos substituiu o vice-prefeito Gustavo Paim (PP), que acumulava a função desde maio de 2017. Nesse ano, Paim assumiu a pasta quando Kevin Krieger (PP) deixou o cargo.
Secretaria de Saúde - Pablo Stürmer
Assumiu a pasta em 1 de janeiro de 2019
Adjunto da Saúde, o médico Pablo Stürmer, assumiu a pasta em 1 de janeiro de 2019, quando Erno Harzheim deixou o cargo para trabalhar no governo federal.
Secretaria de Segurança - Rafão Oliveira (PTB)
Assumiu em 7 de junho de 2019
Inspetor de Polícia e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Rafael Bernardo de Oliveira substituiu a delegada Cláudia Rocha em junho deste ano. Cláudia dirigia a pasta interinamente desde agosto de 2018, quando o titular, delegado Kleber Senisse, pediu demissão do cargo.
Secretaria de Transparência e Controladoria - Luciane Marques Rache
Responde pela pasta desde 10 de julho de 2019
Advogada e secretária-adjunta da pasta, Luciane assumiu como interina em julho desde ano, no lugar de Leonardo Busatto, que acumulava a pasta da Fazenda e, interinamente, a da Transparência. Busatto passou a cuidar da Transparência em fevereiro de 2018, quando o titular da secretaria Sandro Bergue pediu demissão. Bergue foi indicado para o cargo quando o governo Marchezan já estava no nono mês.
Gabinete de Comunicação Social - Orestes de Andrade Júnior
Assumiu em julho de 2018
O ex-presidente da Fundação Piratini Orestes de Andrade Júnior assumiu a pasta, vinculada ao gabinete do prefeito, em substituição à jornalista Tânia Moreira, que havia deixado o cargo em setembro de 2017.