Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 25 de Março de 2019 às 17:39

Protesto e tumulto marcam votação de projeto que altera carreira de servidores

Servidores municipários foram impedidos de entrar em razão da lotação das galerias

Servidores municipários foram impedidos de entrar em razão da lotação das galerias


Ederson Nunes/CMPA/Divulgação/JC
Diego Nuñez
Atualizada às 18h40min.
Atualizada às 18h40min.
Durante a tensa apreciação do Projeto de Lei 02/2019, do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que pretende reformar a carreira do serviço público municipal, servidores públicos contrários à proposta e a Polícia Militar entraram em confronto em frente à Câmara de Porto Alegre.
Os manifestantes, associados ao Sindicato dos Municipários (Simpa), teriam tentado entrar no prédio do Legislativo, cujas galerias têm capacidade máxima de 230 pessoas, e teriam sido barrados. Há uma grande concentração de pessoas na parte externa. A Brigada Militar reagiu com bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral para impedir a entrada dos servidores, que arremessaram pedras contra os brigadianos.
Segundo a vice-presidente da Associação dos Servidores do Hospital de Pronto Socorro (ASHPS), Aline Marinho, pelo menos nove essoas foram encaminhadas ao pronto socorro após confronto com a polícia.

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/03/25/206x137/1_ede_3068-8668002.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c993ade39438', 'cd_midia':8668002, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/03/25/ede_3068-8668002.jpg', 'ds_midia': 'Movimentações de plenário.(Foto: Ederson Nunes/CMPA) Câmara de Porto Alegre', 'ds_midia_credi': 'Ederson Nunes/CMPA', 'ds_midia_titlo': 'Movimentações de plenário.(Foto: Ederson Nunes/CMPA) Câmara de Porto Alegre', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '532', 'align': 'Left'}Nas galerias, servidores protestam com cartazes contrários ao projeto. Foto Ederson Nunes/CMPA/Divulgação/JC

Dentro da Casa, as galerias do Plenário Otávio Rocha estão lotadas com servidores, que protestam por meio de cartazes e palavras de ordem. Durante a sessão, a oposição fez requerimento para adiar a apreciação do projeto em decorrência do tumulto, mas o pedido foi rejeitado por 21 votos a 12. A previsão é de que a votação se estenda até a noite.
Nesta manhã, a prefeitura já havia anunciado que cortaria o ponto dos servidores grevistas. O Simpa vem se manifestando contrariamente às alterações no Estatuto dos Servidores da Capital. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO