Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 07 de Março de 2019 às 15:37

Ana Amélia assume pasta de Relações Federativas e Internacionais

Ex-senadora auxiliará articulação entre Piratini e governo federal, em temas como Lei Kandir e RRF

Ex-senadora auxiliará articulação entre Piratini e governo federal, em temas como Lei Kandir e RRF


FELIPE DALLA VALLE/PALÁCIO PIRATINI/JC
Marcus Meneghetti
Em frente a uma plateia formada por prefeitos, deputados e secretários - que lotaram o Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini - governador Eduardo Leite (PSDB) empossou nesta quinta-feira (7) a ex-senadora Ana Amélia Lemos (PP) como titular da Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais.
Em frente a uma plateia formada por prefeitos, deputados e secretários - que lotaram o Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini - governador Eduardo Leite (PSDB) empossou nesta quinta-feira (7) a ex-senadora Ana Amélia Lemos (PP) como titular da Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais.
A principal tarefa de Ana Amélia vai ser a articulação entre o Palácio Piratini e Brasília, a interlocução com embaixadas de outros países e a busca por cooperação com órgãos internacionais. A primeira missão, como anunciou o governador no evento de posse, vai ser um encontro com o embaixador do Chile, Fernando Schmidt Ariztía.
Em seu pronunciamento, Leite deu uma breve explicação da diferença entre a Secretaria de Relações Federativas e Internacionais e o Escritório de Representação do Governo do Rio Grande do Sul em Brasília, órgão criado pelo ex-governador José Ivo Sartori (MDB, 2015-2018) com uma função semelhante à pasta do governo tucano. Entretanto, o Escritório não tinha status de secretaria. A sede da pasta comandada pela ex-senadora ficará em Brasília.
"Há uma enormidade de assuntos que justificaram a decisão de transformar o escritório de representação em Brasília em uma secretaria. O escritório certamente dava um apoio importante. Mas, com a secretaria, passamos a ter representatividade política, à altura do interesse do nosso Estado em Brasília", comparou o governador.
Mais tarde, ao conversar com jornalistas, ele mencionou alguns assuntos que devem passar pela pasta sediada na Capital federal. "O desenvolvimento do Estado passa pela relação com o governo federal, na busca pelos investimentos que nos interessam, na busca pelos ressarcimentos da Lei Kandir e na busca pelo ingresso no Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A relação com o governo federal, com certeza, será muito incrementada com a participação da secretária Ana Amélia", elogiou.
E complementou: "Também vai ter um incremento na relação com outros países e organizações internacionais, para que possamos fazer parcerias que interessem ao Rio Grande do Sul. Da mesma forma, ela é uma representante politicamente forte para ajudar na representação de municípios (junto ao governo federal)".
Ana Amélia revelou que deve "herdar" em Brasília uma equipe remanescente da estrutura do governo Sartori. "Será a menor secretaria do governo Eduardo Leite, mas vamos ter que produzir muito. Recebi um grupo de oito pessoas que já estão na representação em Brasília, alguns estão lá por determinação da Justiça, pois eram servidores públicos ou tem relação matrimonial de casamento com militares. Todos são muito preparados e estou dando missões a eles. Herdei uma equipe muito boa e estamos chegando com outra equipe pequena", comentou.
Além das pautas mencionadas pelo governador, a titular da pasta espera representar "as demandas que o Rio Grande do Sul tem na área de serviços, comércio, indústria, agricultura e saúde, através das suas entidades representativas".
Quanto à primeira tarefa como secretária de Eduardo Leite - a aproximação com o governo chileno -, a ex-senadora pretende organizar uma reunião na semana que vem com representantes do país. "O governador já me delegou um encontro com o embaixador do Chile, que já esteve aqui em Porto Alegre (em encontro com o governador no mês passado). Uma das maiores empresas do Rio Grande do Sul no ramo da produção de celulose é de um grupo privado chileno. Na semana que vem, já vamos fazer um contato com a embaixador", disse.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO