O ex-vereador Sadi Schwerdt (MDB) faleceu na manhã de ontem, em Porto Alegre. Nascido em 1942 em Arroio dos Ratos, Sadi se consagrou como capitão do time do Sport Club Internacional no final da década de 1960, e posteriormente foi vereador da Capital, de 1973 a 1982.
Na primeira eleição a vereador, Sadi recebeu 12.486 votos, sendo o segundo mais votado, atrás somente de Glênio Peres, também do MDB. Entre outras bandeiras, esforçou-se para buscar soluções para o transporte coletivo, tendo como prioridade o bem-estar da população e a economia de combustível, já que, no início dos anos 1970, a cidade sofria os efeitos da crise internacional do petróleo.
Foi então que Sadi teve a ideia de propor um projeto de lei criando os táxis-lotação, para oferecer uma opção mais qualificada de transporte e contribuir para a economia de combustível, pois as pessoas poderiam usar menos seus carros. Instituído pela Lei Municipal 4.187, de 26 de novembro de 1976, o serviço funciona até hoje.
Em 1982, Sadi convidado pelo líder da época do MDB na Câmara, André Forster, a continuar trabalhando no Legislativo. Entre 1983 e 1996, ocupou diversas vezes os cargos de diretor de Patrimônio e Finanças e de diretor-geral. O ex-vereador e ex-jogador ainda trabalhou no governo estadual, na gestão de Pedro Simon, como diretor-administrativo da Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT).