Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 28 de Dezembro de 2018 às 00:20

Arita Bergmann comandará pasta da Saúde

Arita é a 15ª confirmação de 21 secretarias do governo de Eduardo Leite

Arita é a 15ª confirmação de 21 secretarias do governo de Eduardo Leite


CLAITON DORNELLES /JC
Diego Nuñez
O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou o 15º nome de seu secretariado para a gestão do Executivo estadual. Arita Bergmann encabeçará a pasta da Saúde no Estado a partir de 2019.
O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou o 15º nome de seu secretariado para a gestão do Executivo estadual. Arita Bergmann encabeçará a pasta da Saúde no Estado a partir de 2019.
Formada em Serviço Social, seus 35 anos de vida pública se iniciaram em 1983, quando foi secretária da Saúde da cidade de São Lourenço do Sul, cargo que ocupou até 1991 e onde exerce função atualmente. Ela também foi secretária adjunta da mesma pasta durante o governo Yeda Crusius (PSDB, 2007-2010) e chefiou a Saúde na gestão Leite em Pelotas.
Esse último cargo era exercido por Arita justamente quando eclodiu o caso das irregularidades em laudos de exames de pré-câncer de colo do útero em Pelotas, polêmica que foi bastante usada pelos adversários de Leite na disputa pelo Palácio Piratini.
O futuro governador do quinto maior colégio eleitoral do País definiu Arita como uma "mulher de valor e alguém que conhece o sistema, o orçamento, as rubricas, os municípios, a atenção primária, média e de alta complexidade". Ele lembrou da crise econômica pela qual atravessa o Estado, alertando que a "saúde tem uma dívida de quase R$ 1 bilhão".
Quinta mulher do primeiro escalão que governará o Rio Grande do Sul pelos próximos quatro anos, Arita disse querer "fortalecer a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) através da rede básica de saúde". A futura secretária também destacou um dos focos da pasta, dizendo que "a descentralização da saúde no Estado deve ser feita. É muito importante".
O governador eleito pontuou que o nome de sua secretária foi uma "indicação chancelada pelo MDB", destacando a força do partido na composição da base governista. 
A menos de uma semana da posse, que ocorre às 16h do dia 1 de janeiro, Leite confirmou que a equipe de secretários estará completa antes da virada do ano. O tucano quer seu time fechado para a primeira reunião do secretariado, já marcada para o dia 2 de janeiro, às 8h.
Os próximos dias, portanto, serão movimentados no Centro de Treinamento da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), local onde está concentrada a equipe de transição e onde comumente são anunciados os secretários do futuro governo. Ainda faltam seis nomes para serem definidos, para as pastas de Administração Penitenciária; Articulação e Apoio aos Municípios; Desenvolvimento Econômico; Educação; Obras e Habitação; e Trabalho e Assistência Social.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO