Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Transição no piratini

- Publicada em 10 de Dezembro de 2018 às 22:09

Eduardo Leite anuncia três novos secretários

Costa (e) é do quatro do Estado; Leany foi secretária no DF; Tânia (d) participou da campanha do tucano

Costa (e) é do quatro do Estado; Leany foi secretária no DF; Tânia (d) participou da campanha do tucano


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Mais três secretarias do governo de Eduardo Leite (PSDB) já têm a definição dos titulares, anunciados ontem pelo futuro governador. A Secretaria de Planejamento será comandada por Leany Lemos (PSB), servidora de carreira do Senado e suplente da senadora eleita Leila do Vôlei, pelo Distrito Federal (DF); a Comunicação ficará a cargo da jornalista Tânia Moreira; e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) será conduzida por Eduardo Cunha da Costa, do quadro da PGE.
Mais três secretarias do governo de Eduardo Leite (PSDB) já têm a definição dos titulares, anunciados ontem pelo futuro governador. A Secretaria de Planejamento será comandada por Leany Lemos (PSB), servidora de carreira do Senado e suplente da senadora eleita Leila do Vôlei, pelo Distrito Federal (DF); a Comunicação ficará a cargo da jornalista Tânia Moreira; e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) será conduzida por Eduardo Cunha da Costa, do quadro da PGE.
Leite afirmou que os nomes são da "cota técnica" e, embora revelem habilidades políticas, "nenhum passou por indicação de partidos" aliados. Ele iniciou destacando a participação de duas mulheres na composição do primeiro escalão. Leany foi secretária do Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal na gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB), de 2015 até junho deste ano, quando deixou o cargo com a intenção de se candidatar ao Senado pelo PSB, mas foi preterida por Leila.
Para justificar a escolha, o governador eleito apresentou ainda as credenciais acadêmicas da futura secretária de Planejamento no Rio Grande do Sul: ela é mestre em Ciência Política e doutora em Estudos Comparativos das Américas pela Universidade de Brasília, pós-doutora em Ciência Política pelas Universidades de Oxford e Princeton, e professora do Mestrado em Gestão Pública do Instituto de Direito Público.
A futura secretária se disse "lisonjeada" com o convite, que alega ter sido "totalmente profissional". "Não nos conhecíamos (Leany e Leite), e eu tinha acabado de deixar o desafio de Brasília, onde enfrentamos, junto com o restante do País, os dois piores anos da crise econômica da nossa história", pontuou, citando que o Distrito Federal também passou por "um ajuste fiscal bastante custoso".
Dos três nomes, ela é o único quadro de fora do Estado. A outra mulher do secretariado, Tânia Moreira, é jornalista formada pela Universidade Católica de Pelotas e com passagem por diversos veículos de comunicação no Estado. Além de coordenar a comunicação da campanha de Eduardo Leite ao governo do Estado, foi secretária da Comunicação em Porto Alegre, após coordenar a área na campanha de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) em 2016.
Tânia alega que, pela proximidade criada com Leite durante o período eleitoral, sabe "dos propósitos do governador, acredito e confio neles". Já Leite diz depositar nela "total confiança para conduzir política de comunicação, que é importante na estratégia do governo".
Do time anunciado ontem, Eduardo Cunha da Costa atende à exigência legal de que o cargo de Procurador-Geral do Estado seja ocupado por um servidor de carreira. Para Leite, a pasta é estratégica, pois "todas as políticas públicas precisam estar referendadas do ponto de vista da estrutura jurídica". Procurador-geral adjunto para assuntos jurídicos desde 2016, Costa disse que o governador eleito "poderá contar com uma procuradoria extremamente dedicada e qualificada" e que "não se arrependerá da sua escolha".
O anúncio foi feito por Leite em coletiva de imprensa no Centro de Treinamento da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), na Zona Sul de Porto Alegre, onde trabalham as equipes de transição do atual e do futuro governos. Ao lado de Leite, além dos três anunciados, estavam o futuro vice-governador Delegado Ranolfo (PTB) e Otomar Vivian (PP), anunciado na semana passada para o comando da Casa Civil a partir de 2019.
Nesta semana, o governador eleito Eduardo Leite viaja a Brasília, onde cumpre agenda com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. Também deve se encontrar com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e com o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), acompanhado da senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP).

Estrutura administrativa do primeiro escalão deve ser apresentada até quinta-feira

O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) disse que anunciaria ontem quatro nomes do secretariado, mas deixou um para mais tarde. É o titular da pasta de Governança e Gestão Estratégica, que pediu mais um tempo para organizar sua saída da sua ocupação atual. O prazo do tucano para o anúncio é até quinta-feira, quando também deve apresentar a estrutura das secretarias na sua gestão.
Algumas mudanças já são conhecidas, como a proposta de campanha de desmembrar da Secretaria de Segurança a administração penitenciária, que ganhará uma pasta própria com esse nome. Também será dividida a atual Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer em, pelo menos, três pastas: uma exclusivamente para a Cultura; uma para Esporte e Lazer, que, conforme Leite, "é importante como estratégia de segurança pública"; e o Turismo deverá ser integrado à pasta do Desenvolvimento Econômico.
Além de separar temas, existe a possibilidade de unir duas estruturas atuais em uma só. A Secretaria de Planejamento, sob o comando de Leany Lemos (PSB), poderá agregar as funções atendidas hoje pela pasta da Administração. A definição passará pelo aval da secretária anunciada ontem, e, se aprovada, a pasta terá o nome de Secretaria de Planejamento e Modernização Administrativa.