Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 27 de Setembro de 2018 às 22:36

Leite e Sartori têm empate técnico em pesquisa Ibope

Lívia Araújo
Uma nova pesquisa Ibope, divulgada na noite desta quinta-feira, traz novamente o governador José Ivo Sartori (MDB) e o ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite (PSDB) em empate técnico na liderança da disputa ao Piratini.
Uma nova pesquisa Ibope, divulgada na noite desta quinta-feira, traz novamente o governador José Ivo Sartori (MDB) e o ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite (PSDB) em empate técnico na liderança da disputa ao Piratini.
A novidade é que, pela primeira vez, o tucano, que tem 30% das intenções de voto, está numericamente à frente do emedebista, que aparece com 29%. A sondagem foi encomendada pela RBSTV. Na consulta anterior, em 21 de setembro, Leite tinha 26% e Sartori, 31%.
No terceiro lugar, aparece o petista Miguel Rossetto, com 12%, permanecendo estável em relação à semana anterior. Já o pedetista Jairo Jorge, que figura agora com 8%, no dia 21 de setembro tinha 6%.
Mais abaixo, com 1%, aparecem Júlio Flores (PSTU), Mateus Bandeira (Novo), Roberto Robaina (PSOL) e Paulo de Oliveira Medeiros (PCO), cuja candidatura foi impugnada e depende de recurso na Justiça Eleitoral.
Apenas o candidato do PCO não havia pontuado no último levantamento. Os demais mantiveram o patamar que possuíam na pesquisa anterior.
Votos brancos e nulos representaram 9% das entrevistas e eram 13% na semana passada; os que não sabem ou não responderam são 8% agora, e eram 10% em 21 de setembro.
Nas simulações de segundo turno, em uma disputa entre Leite e Sartori, o tucano teria 43% contra 34% do emedebista; entre Sartori e Rossetto, o governador pontuaria com 44%, contra 32% do petista; já em um embate entre PSDB e PT, Leite venceria com 49% e Rossetto teria 23%.
Entre os candidatos em que os eleitores não votariam de jeito nenhum, Sartori tem o índice de rejeição mais alto, com 32%; em segundo, vem Rossetto, com 17%; em terceiro, Júlio Flores, com 15%; em quarto, vem Roberto Robaina, com 13%; Jairo Jorge e Mateus Bandeira aparecem juntos, com 11%; Eduardo Leite tem 10% e a menor rejeição é de Paulo Oliveira Medeiros, com 9%.
O Ibope entrevistou 1.806 pessoas nos dias 24, 25 e 26 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para cima e para baixo, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número RS-01316/2018, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01567/2018.
JC
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO