Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

eleições 2018

- Publicada em 16 de Agosto de 2018 às 23:38

Segurança será um dos temas mais discutidos

Propostas para reduzir a criminalidade no Estado foram defendidas por todos os candidatos ao Piratini

Propostas para reduzir a criminalidade no Estado foram defendidas por todos os candidatos ao Piratini


/reprodução/MARIANA CARLESSO/JC
O primeiro debate entre os candidatos ao Palácio Piratini na televisão ocorreu nesta quinta-feira, primeiro dia de campanha eleitoral. Seis candidatos foram convidados para pela TV Bandeirantes: Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (MDB), Mateus Bandeira (Novo), Miguel Rossetto (PT) e Roberto Robaina (PSOL).
O primeiro debate entre os candidatos ao Palácio Piratini na televisão ocorreu nesta quinta-feira, primeiro dia de campanha eleitoral. Seis candidatos foram convidados para pela TV Bandeirantes: Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (MDB), Mateus Bandeira (Novo), Miguel Rossetto (PT) e Roberto Robaina (PSOL).
Foi a segunda oportunidade de discussão entre os políticos e algumas tendências da corrida ao governo do Estado, evidenciadas no debate em rádio pela manhã, se confirmaram. Uma delas é que a segurança pública será um dos temas mais debatidos.
Leite citou sua experiência como prefeito de Pelotas e o seu vice, delegado Ranolfo Vieira (PTB), ex-chefe da Polícia Civil, e afirmou que implantará um plano de segurança, com melhor integração entre Brigada Militar e Civil, além de repor os efetivos.
Jairo Jorge disse que, como governador irá tratar pessoalmente do tema segurança e mencionou os índices de Canoas, que melhoraram quando ele foi prefeito. Sartori afirmou que muito já está sendo feito, como integração de munícipios, contratação de novos funcionários por concurso e programa de prevenção à violência em escolas.
Bandeira defendeu o enfrentamento e a punição dos bandidos e um trabalho policial (mais efetivo), prisional (apresentar projetos para buscar recursos para prisões) e judicial (penas mais duras).
Rossetto denunciou a situação de calamidade na segurança, dizendo que a população está com medo, e insistiu na importância de pagamento em dia dos policias e aumento do efetivo.
Robaina foi na mesma linha e acrescentou a importância de rever a política atual de drogas, que fortalece o tráfico e gera ainda mais insegurança.
Outra característica do debate que se repetiu foi o embate entre alguns candidatos. O cabeça de chapa do PSOL voltou a protagonizar uma discussão com Sartori, tal qual tinha ocorrido na rádio Gaúcha. Criticou o parcelamento de salários, ao que o governador respondeu que ele e os secretários são os últimos a receber, e que os servidores com menores salários recebem antes.
Leite e Bandeira também voltaram a ter uma discussão tensa. O candidato do Novo criticou o tucano por aumentar impostos (o IPTU de Pelotas) e mostrou uma carteira de trabalho, criticando o adversário por não ter experiência na iniciativa privada.
Leite rebateu, disse que no setor público é possível fazer em maior escala e relatou que o dinheiro extra do IPTU, arrecadado nas áreas mais nobres após a revisão da planta, foi utilizado em saúde, segurança e educação.
O tucano ainda polemizou com Jairo Jorge sobre privatizações, mas ambos concordaram que o Banrisul deve se manter público. O debate prosseguia até o fechamento desta matéria, às 23h15min.

No Twitter, Rossetto, Robaina e Leite foram os mais citados

Nas redes sociais, o debate entre os candidatos ao governo do Estado gerou bastante conversa entre os eleitores ligados na TV. No Twitter, as discussões giraram em torno da hashtag #DebateBandRS, que no entanto não chegou aos 10 temas mais falados no Twitter na cidade de Porto Alegre (o Twitter não mede as tendências no escopo estadual).
Na lista dos "trending topics", na primeira meia hora do debate, as únicas hashtags que figuravam entre as 10 mais movimentadas eram referentes a candidatos de esquerda, com #RossettoGovernador #TôComRossetto - aludindo ao petista Miguel Rossetto e "Robaina" - sobre o candidato do PSOL Roberto Robaina, entre os temas mais comentados. No fim da primeira hora, despontaram a tags "Pelotas" e "Leite", em referência a Eduardo Leite (PSDB), ex-prefeito da cidade. Além disso, a hashtag #RioGrandeJusto, relacionada a Rossetto, também ficou entre as 10 mais, assim como a tag "Banrisul".
No caso de postagens dos próprios perfis dos candidatos, a melhor performance também era de Rossetto. Um post em que comentava a fala do governador José Ivo Sartori (MDB) sobre o parcelamento de salários teve três vezes mais interações do que o normal, com mais curtidas e retuítes.
Além das interações com os perfis dos candidatos no Twitter, no Facebook, dentre os posts que tiveram uma performance maior que a média nos momentos do debate, foi o do candidato Júlio Flores (PSTU), que chamou de "arbitrária" a decisão da Band de mantê-lo fora da discussão na TV - atendendo a critérios definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).