Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 29 de Novembro de 2021 às 16:47

O resgate de uma epopéia gaúcha

Tiago Simon
“Onde havia repressão, lutei para levar liberdade. Onde havia corrupção, lutei para levar a ética. Onde havia impunidade, lutei para levar a justiça”. (Pedro Simon)
“Onde havia repressão, lutei para levar liberdade. Onde havia corrupção, lutei para levar a ética. Onde havia impunidade, lutei para levar a justiça”. (Pedro Simon)
A Assembleia Legislativa gaúcha protagonizou uma das mais belas páginas da história da luta pela Democracia no Brasil. Enquanto os Parlamentos estaduais eram fechados em todo território nacional com a edição do Ato Institucional Nº 5 (AI-5) em 1968, no Rio Grande do Sul a história foi diferente. A 42ª legislatura (1967-1971) permaneceu ativa, as portas do recém-inaugurado Palácio Farroupilha se mantiveram abertas, o Plenário funcionando e a tribuna intacta como espaço sagrado para as manifestações dos deputados. E para comemorar, recordar e celebrar tudo isso, nada melhor do que recorrer a um personagem que teve papel central nesse episódio, parlamentar da época, líder e uma das figuras políticas mais respeitadas no cenário nacional. Estamos falando de Pedro Simon.
O mesmo Palácio Farroupilha que se manteve firme e uma trincheira de luta contra os excessos e arbitrariedades do Regime Militar, que se instalou no Brasil a partir de 1964, agora foi palco de um momento ímpar, carregado de muita emoção e significado: o Concerto da Democracia. Realizado no auditório Dante Barone, materializou-se como a voz de todos os gaúchos e brasileiros que hoje podem manifestar suas ideias livremente, mas que para isso precisaram de homens como Pedro Simon, Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Teotônio Vilella, Leonel Brizola, Franco Montoro, Mário Covas e tantos outros, lideranças que estão marcados na história como construtores da democracia e cavaleiros da esperança.
O grande legado que Pedro Simon nos deixa é o exemplo de integridade e decência que transcende gerações. Um exemplo de dedicação ao povo e à nossa Pátria, que marcará para sempre nossos corações. Nossos aplausos e agradecimentos a Pedro Simon e à geração que lutou para nos outorgar a Democracia e a Liberdade.
Deputado estadual (MDB)
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO