Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 19 de Agosto de 2021 às 16:14

Dia do Maçom - 20 de agosto

Gregório José
Abro um parêntese sobre a história brasileira de fato e a história por trás desta. Muitos conhecem a Independência do País em 7 de setembro, mas, na realidade, ela ocorreu em agosto, num dia 20, em 1822.
Abro um parêntese sobre a história brasileira de fato e a história por trás desta. Muitos conhecem a Independência do País em 7 de setembro, mas, na realidade, ela ocorreu em agosto, num dia 20, em 1822.
Naquela ocasião, duas lojas maçônicas cariocas se reuniram com personalidades estudadas e propaladas no Brasil de então. Junto estava D. Pedro I, o então imperador. Mas, como isto ocorreu dentro de uma loja maçônica e, sabedores de que poderiam advir daí muitos questionamentos, decidiu-se divulgar em outro local e momento, mas o mais breve possível.
Se fosse em dias atuais, talvez estivesse nas redes sociais minutos depois e, nos principais jornais, na manhã seguinte. Alguns escritores tentaram desvendar estes fatos, outros publicaram relatos, mas, foi sobre a pequena sombra de uma acácia que as raízes desta independência se fixaram e se tornaram fruto em 7 de Setembro.
Bom, foi por esta razão que o dia 20 de agosto se tornou o Dia do Maçom no Brasil, em outros lugares são lembrados em outras datas. Mas aqui tem história, data e lugar. O que muitos não entendem, qual ocultismo existe por trás dos véus maçônicos. Parte da história desta ordem pode estar relacionada com o nome escolhido e aceito à época de sua fundação. Maçon significa pedreiro e vem da língua francesa. Na Ordem dos Maçons Livres e Aceitos é aberta a homens de todas as religiões (não são aceitos ateus e mulheres).
Na época medieval os pedreiros viajavam mundo afora construindo castelos, igrejas e prédios e, por isto, tinham um livre pensar. A régua e o esquadro estão no símbolo das augustas lojas mundo afora. O compasso que desenha círculos perfeitos representa a busca da perfeição pelo homem, a letra G vem de God (Deus em inglês). Para os maçons, é Ele o Grande Arquiteto do Universo (o Construtor) e, o esquadro forma ângulos retos, lembrando que o homem deve levar uma vida igualmente reta: ética e honesta.
Dizem os estudiosos que a nota de 1 dólar, tida como moeda mais forte do mundo, tem uma imagem oculta do símbolo maçônico.
Tudo é história, tudo é fato, mas, ao mesmo tempo, mistério que existe entre o céu e a terra e, quem duvidar é só pesquisar, estudar e correr atrás.
Jornalista, radialista e filósofo
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO