Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 14 de dezembro de 2020.
Dia Nacional do Ministério Público.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
segunda-feira, 14 de dezembro de 2020.

Opinião

Compartilhar

artigo

- Publicada em 16h24min, 14/12/2020.

O sonho de liderar

Leandro Ceccato
Ao criar o próprio negócio, todos temos o sonho de liderar o mercado. Comigo também foi assim. Mas, com a experiência, se descobre que os mercados são amplos e parece que aquele sonho se torna impossível. Como liderar um setor que cresce tanto como é o da tecnologia?
Ao criar o próprio negócio, todos temos o sonho de liderar o mercado. Comigo também foi assim. Mas, com a experiência, se descobre que os mercados são amplos e parece que aquele sonho se torna impossível. Como liderar um setor que cresce tanto como é o da tecnologia?
De acordo com um levantamento do Empresômetro, o setor de tecnologia cresceu aproximadamente 118% nos últimos 10 anos. Hoje, já são mais de 4,6 mil novos negócios apenas na área de computação e software.
E a tendência é que esse mercado continue a crescer. Para o ano que vem, a IDC Brasil estima que os investimentos em TI aumentarão 10% no país, principalmente em hardware, software e serviços.
Então, como é possível se tornar líder de mercado? Como gestores, chega o momento em que temos de escolher: atendemos a todos ou focamos, tomamos a oportunidade de nos especializarmos. Quem opta pela segunda opção deve ter consciência de que está, sim, restringindo o seu público. Soluções nichadas restringem o tamanho de mercado, enquanto uma abordagem mais genérica permite um processo de venda escalável.
No entanto, vencido esse medo da restrição de mercado, percebe-se um novo horizonte. O sonho muda: é possível, então, ser líder daquele mercado específico. Essa é uma postura inovadora. Algumas empresas já optaram por tomar esse caminho há algum tempo, mas ainda há resistência, a maioria dos players do mercado ainda tem receio.
É preciso um olhar pragmático. O que era visto como uma restrição passa a ser uma oportunidade. Pode parecer que se perde em número de vendas, mas elas acontecem mais rápido, são mais eficazes e se cria uma relação mais duradoura com o cliente.
A verdade é que, assim, com uma atuação especializada, a realização do sonho de liderar fica ainda mais próxima, concreta. As condições de assumir a liderança que tanto se deseja ficam muito mais propícias. Basta ajustar a forma como vemos – e trabalhamos – o mercado. O sonho se transforma em realidade.
Fundador e sócio da SMark CRM
Comentários CORRIGIR TEXTO