Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 01 de Outubro de 2020 às 03:00

O poder do ponto B

João Satt
Tudo que não faz a diferença, faz espuma.
Tudo que não faz a diferença, faz espuma.
Tudo que não é coerente, faz espuma.
Tudo que não é consistente, faz espuma.
Tudo que não leva direto de A para B, é espuma!
A complexidade dos desafios que a vida apresenta em muitos momentos nos confunde. Seja para tomar uma decisão estratégica, reposicionar, expandir, diversificar, enfim, seja lá para o que for. Espuma é uma metáfora que foi tomando forma ao longo do tempo na minha cabeça. Fazer espuma é não fazer acontecer, é ficar andando em círculos sem chegar a algum lugar.
O não saber é algo que o ego detesta. Os CEOs foram treinados para entender o que está acontecendo e encontrar soluções que gerem volume de vendas com lucro. Saber qual é a sua posição atual (ponto A) é fundamental para conseguir enxergar para onde você poderá e conseguirá ir (ponto B).
Poucas empresas conseguirão seguir competindo com o modelo de negócios com o qual chegaram até aqui. A Covid mais a aceleração da digitalização atropelaram a todos. Comprar online é muito bom e ponto final. Conforto, conveniência e possibilidade de fazer tomada de preços sem ter que sair do sofá é algo que veio para ficar. Nesse cenário, alguns insistem com os modelos do ontem, outros acenam com as maravilhas do futuro, enquanto isso os CEOs perguntam: como enfrentar essa travessia? Em quem acreditar, o que fazer? Na última linha, temos duas opções: 1. Reinvenção total do modelo do negócio, isso quando não é possível mais remendar; 2. Ajuste a partir de uma análise estruturada do cenário, identificando a persona (público-alvo), redefinindo o propósito, modulando a proposta de valor e estabelecendo os programas e projetos prioritários que moverão a empresa de A para B.
É hora de um entendimento objetivo dos ambientes interno e externo da organização, definir o que deve ser aumentado, diminuído, eliminado e especialmente onde deverá estar centrada a inovação. Essa nova coerência é que fará com que seu negócio entregue mais valor ao mercado. Uma nova posição sempre exige um ajuste no time de profissionais, essa é uma parte dolorosa do processo.
O ponto A é consequência, nunca causa. A única forma de você mover seu negócio de A para B será produzindo novas escolhas, novas decisões. As oportunidades e ameaças estão na mesa, não há tempo nem espaço para ficar fazendo espuma. Para ir direto de A para B, é necessário disciplina e conhecimento para atingir a consciência, coerência e consistência estratégica.
Estrategista e CEO do G5
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO