Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 28 de agosto de 2020.
Dia Nacional do Bancário.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
sexta-feira, 28 de agosto de 2020.

Opinião

Compartilhar

Artigo

- Publicada em 03h00min, 28/08/2020.

Novos tempos pedem novas façanhas

Cesar Oliveira
A concessão do parque Maurício Sirotsky Sobrinho é um dos melhores exemplos de relação ganha x ganha na história recente de Porto Alegre no que se refere à cultura e ao tradicionalismo gaúchos.
A concessão do parque Maurício Sirotsky Sobrinho é um dos melhores exemplos de relação ganha x ganha na história recente de Porto Alegre no que se refere à cultura e ao tradicionalismo gaúchos.
Anualmente, em setembro, cerca de um milhão de pessoas frequenta o parque para prestigiar o Acampamento Farroupilha. São dias festivos, de orgulho e amor ao Rio Grande em suas mais diversas manifestações históricas e culturais.
Não é razoável que uma área tão bonita, costeando o Guaíba, na área central da capital gaúcha, permaneça ociosa a maior parte do ano. Sem utilização, acaba por ser palco de depredações e uso indevido, privando a população de um potencial gigante de atividades de lazer, cultura e entretenimento.
Com essa parceria com a iniciativa privada, ganha o Governo Municipal, ganham os organizadores do Acampamento Farroupilha, que a cada ano encontrarão o local com melhores condições para instalação dos piquetes e toda programação. Ganha a população que passará a desfrutar de um local seguro, com toda infraestrutura necessária. E ganha, principalmente, todo povo gaúcho, que passa a contar com mais um equipamento urbano capaz de promover desenvolvimento não apenas cultural, mas também econômico.
A pandemia, que nos pegou de surpresa e embaralhou todos os sonhos e metas que tínhamos para este ano, a fórceps também trouxe momentos de reflexão. Se nas nossas vidas privadas, encapsulados em nossas casas, fomos convidados a rever conceitos e valores, não está sendo diferente para a vida em sociedade. Que mundo queremos deixar para nossos filhos?
A concessão do parque Maurício Sirostsky Sobrinho traz consigo um leque de possibilidades. Especialmente para o turismo, os ganhos podem ser substanciais. O Rio Grande do Sul, em alguns setores tão competente no receptivo, até hoje não conseguiu demonstrar para seus visitantes a beleza e grandeza cultural vividas dentro dos galpões espalhados pelo Rio Grande.
Acreditamos que o Harmonia possa ser esse palco privilegiado de nossas artes, fortalecendo o vínculo com nossas raízes, firmando a imagem do gaúcho não somente para todo o Brasil, mas para o mundo.
Se os tempos são de esperança, aqui estamos falando de metas, planejamento, objetivos claros. Mirar o futuro sem perder o rastro da história. O "quem sabe um dia" está cedendo espaço para "o tempo é agora". Novos tempos pedem novas façanhas!
Presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2020 e vice-presidente de Administração e Finanças do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG)
 
Comentários CORRIGIR TEXTO