Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 09 de Março de 2020 às 03:00

Mulher conquista avanços, mas é preciso ainda mais

Cada vez mais, as mulheres estão se destacando em todas as profissões, mostrando a sua grande capacidade intelectual nos mais diversos campos do conhecimento e em variadas tarefas. Isso, hoje, é algo natural, mas nem sempre foi assim, por falta de oportunidades.
Cada vez mais, as mulheres estão se destacando em todas as profissões, mostrando a sua grande capacidade intelectual nos mais diversos campos do conhecimento e em variadas tarefas. Isso, hoje, é algo natural, mas nem sempre foi assim, por falta de oportunidades.
Portanto, nada mais oportuno do que uma data para celebrar conquistas obtidas com muito esforço. Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou aquele como o Ano Internacional da Mulher, e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher.
No entanto, e infelizmente, segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a cada quatro minutos uma mulher é agredida por um homem.
Em 2018, foram registrados 145 mil casos de violência física, psicológica, sexual, moral e até de cárcere privado aos quais as vítimas sobreviveram.
Mesmo ainda com tantos problemas e dificuldades sociais, conjugais, empregatícias e de segregação, subliminares ou não, o fato é que as mulheres têm conquistado profissões, atividades e, mostrando muita competência, galgado posições de chefia, em setores públicos e particulares, como jamais antes acontecera.
Tanto é assim que há profissões nas quais, hoje em dia, há mais mulheres do que homens. Aliás, isso não é incomum, pelo contrário.
Talvez o que tenha ocorrido durante décadas tenha sido a errada percepção de que essa ou aquela profissão ou tarefa não era coisa de mulher, como se dizia.
O que realmente ocorria era o descarte feminino por certas atividades, ainda que agora esteja mais do que provado que a mulher pudesse desempenhá-las, desde que tivesse interesse e recebesse oportunidades.
Por todo este mês, as mulheres receberão merecidas homenagens. Mais do que isso, serão protagonistas em atos para obter novas conquistas.
Pois ainda é preciso atuar a fim de se obter novos avanços. Se o direito de votar já foi obtido há décadas aqui no Brasil, ainda é preciso melhorar na esfera política.
Por exemplo, hoje, as mulheres são a maior parte do eleitorado brasileiro, mas ainda são a minoria nos cargos eletivos. Isso pode ser visto em qualquer legislativo ou nas nominatas que os partidos políticos apresentam a cada eleição.
Que a igualdade de oportunidades prevaleça e que as conquistas das mulheres avancem, muito além do dia 8 de março de todos os anos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO