Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 06 de Fevereiro de 2020 às 03:00

Cidades precisam de saneamento básico completo

São centenas as cidades brasileiras que não contam com tratamento de esgotos. Não surpreende, via de consequência, que mais de uma em cada quatro mortes de crianças menores de 5 anos em todo o mundo sejam atribuídas a ambientes considerados insalubres.
São centenas as cidades brasileiras que não contam com tratamento de esgotos. Não surpreende, via de consequência, que mais de uma em cada quatro mortes de crianças menores de 5 anos em todo o mundo sejam atribuídas a ambientes considerados insalubres.
Todos os anos, riscos ambientais, como poluição do ar, água não tratada - caso que está ocorrendo no Rio de Janeiro -, falta de saneamento e higiene inadequada tomam a vida de 1,7 milhão de crianças nessa faixa etária, de acordo com estudo da Organização Mundial da Saúde.
São 361 mil crianças menores de 5 anos que morrem em razão de diarreia, como resultado do baixo acesso à água tratada, ao saneamento e a condições adequadas de higiene. Também 270 mil crianças morrem durante o primeiro mês de vida por conta de condições como a prematuridade, que poderia ser prevenida por meio do acesso à água tratada, ao saneamento e a unidades de saúde.
O Rio Grande do Sul está muito mal no quesito saneamento básico, principalmente no tratamento dos resíduos cloacais.
Há mais de meio século, o prefeito José Loureiro da Silva mostrava-se preocupado com o sistema de água e esgotos de Porto Alegre. Tanto que criou o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), autarquia com receitas próprias e que revolucionou o abastecimento de água.
No entanto, se temos a cobertura de quase 100% da população com água potável, o mesmo progresso não foi possível no quesito tratamento de esgotos. O Dmae ficou de tal maneira envolvido na expansão e no aumento da bitola de redes, na construção e na ampliação de hidráulicas, e com a qualidade da água que a rede de esgotos cloacais ficou para trás. Daí a criação do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) - depois extinto.
Loureiro dizia que, se Porto Alegre não providenciasse redes coletoras para as cloacas e descargas sanitárias que a cada ano aumentavam, acabaria por ter um terremoto causado por excrementos humanos.
Saneamento básico é uma obra pela qual nem todos os administradores públicos se interessam, pois é muito cara, enterrada, incomoda ao ser feita, não tem como inaugurar e, depois de resolvido o problema, ninguém mais fala nele.
Relacionado o saneamento básico à saúde, como demonstrado por números da mortalidade, talvez mais recursos sejam direcionados ao tratamento de esgotos em municípios que não têm o sistema. Seria uma medida muito saudável.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO