Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 25 de Outubro de 2019 às 14:47

Educação para a competição ou a solidariedade?

Questiono o ensino que prioriza a competição em detrimento ao exercício da solidariedade, empatia e trabalho de equipe.
Questiono o ensino que prioriza a competição em detrimento ao exercício da solidariedade, empatia e trabalho de equipe.
O dia a dia é a maior escola sobre "seleção natural" no sistema em que vivemos, cujas coordenadas arbitrárias nos rendem o obtuso e obscuro caminho da máxima: "levar vantagem em tudo". A escola não deve reproduzir esse modelo, mas trabalhar em perspectiva, ou seja, "ver entre as coisas". Abrir-se à sensibilidade da valorização do esforço, da participação sem a gradiente do melhor ao pior, do vencedor ao perdedor. Ou quem merece exposição, visualização e likes; ou quem deve entrar no modo soneca.
Que futuro cidadão se formará com estudantes desta forma moldados? (O verbo "moldar" já contém em si o intrínseco sentido contrário à pedagogia libertadora).
Onde estará o incentivo na construção de um ser pensante e questionador, disposto a contribuir com a sociedade ao invés de procurar ser o mais popular? O quão vazia será a geração preocupada apenas com seu próprio sucesso?
Todas minhas conquistas são fruto de algo que a disputa desconhece: ajuda de terceiros, companheirismo, orientação gratuita, amizade. Exemplo recente é o carinho que recebi ao iniciar o trabalho textual de Preparação de Originais.
É ilusão pensar que a vitória nos pertence; em cada conquista há pelo menos mais um par de mãos; outro pensamento; um ou dois conselhos; incentivos, e até o que não queríamos ouvir. Dividir nossos troféus é honrado.
Por uma educação que amplie verdadeiros valores, aqueles de que carecemos como seres humanos. Valores que iniciam na família e devem ser ampliados, pois são alicerce, parede construída e solução.
Publicitária e escritora
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO