ESPECIAL - Grande Marca Ga�cha do Ano Publicado em 29/03/2019.

Tramontina sobe e passa a dividir a lideran�a com Gerdau

Lembrança nem sempre tem a ver com preferência. Muitas vezes pode ser algo até bem diferente. Esse fato está na essência do projeto Marcas de Quem Decide. E esse fato acaba de ser provado, mais uma vez, através dos resultados da categoria especial Grande Marca Gaúcha do Ano. Quem aparece em primeiro na lembrança é a Gerdau. Quem chega na frente em preferência é a Tramontina.
Este setor sofreu uma pequena alteração no seu título, onde foi agregada a expressão "do ano". Esse complemento foi incluído para que o público pesquisado pela Qualidata fosse estimulado a pensar nas marcas pelo que fizeram nos últimos 12 meses. Para que a avaliação de performance recente fosse um componente diferenciador e qualificador, refletindo uma ação mais efetiva dessas marcas no mercado gaúcho.
Os resultados desta edição mostram que a Gerdau, apesar de ter sua pontuação reduzida ainda mais, consegue se sustentar na primeira posição entre as mais lembradas, com 21,8%. Muito perto, praticamente apenas 1 ponto percentual atrás, está a Tramontina, que subiu para 20,7%.
Quem sobe para a terceira colocação na lembrança é a Fruki, com 5,7%. O Grupo RBS baixa para a quarta posição entre as marcas mais lembradas, com 4%. Banrisul fica no quinto posto de lembrança, somando 3,4%.
Lojas Renner (3,2%), Cia Zaffari e Randon, ambas com 2,9%, Santa Clara (2,3%) e Marcopolo (1,7%) completam o grupo das 10 marcas com maiores índices de lembrança nesta edição da pesquisa da Qualidata.
NOVIDADE NA PREFERÊNCIA
Quem surge na frente como a marca preferida dos gestores gaúchos é a Tramontina, que ganhou quase 10 pontos percentuais nesse quesito, subindo de 14,5% para 23,6%. A Gerdau, que ocupava o primeiro lugar até o levantamento anterior, fica agora na segunda posição, recebendo 13,2% das indicações.
A Fruki também cresceu como marca preferida e passa a ocupar o terceiro lugar, com 6,9%. A Cia Zaffari tem um desempenho melhor na preferência, onde soma 4,6%. Logo depois está a Randon, com 4%.
Grupo RBS (2,9%), Marcopolo (2,6%), Banrisul e Sicredi, cada um com 2,3% e Lojas Renner (1,7%) fecham a relação das 10 marcas com maior preferência no Estado.
A lista completa das marcas que foram lembradas em primeiro lugar chega a 50 nomes, enquanto a das preferidas relaciona 55 marcas.