Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Marcas#Artigos#Edição 2015

LIDERANÇA

- Publicada em 09 de Abril de 2015 às 17:11

UPF: uma universidade voltada à excelência acadêmica

José Carlos Carles de Souza

José Carlos Carles de Souza


Gelsoli Casagrande
José Carlos Carles de Souza
José Carlos Carles de Souza
As universidades sempre cumpriram papel relevante na formação dos cidadãos e, consequentemente, da sociedade, preparando e promovendo os seus integrantes para influenciarem, das mais variadas formas, o meio cultural e para atuarem na área da produção, da indústria, do comércio e de serviços, empreendendo o seu próprio negócio ou administrando a sua respectiva carreira.
Observa-se, entretanto, que, desde o final do século passado, e, de forma contundente, neste início do século XXI, tanto as universidades quanto a sociedade, de modo geral, estão sendo desafiadas a apresentar respostas mais efetivas ao que se convencionou chamar de sociedade do conhecimento. Esse cenário está identificado com a globalização e provoca transformação em todos os setores da vida humana, a partir do vertiginoso processamento da informação e da fruição do progresso tecnológico.
Esse contexto precisa ser bem compreendido e considerado pelas universidades no cumprimento das suas atividades, uma vez que tais instituições precisam integrar, em seus conteúdos, essas novidades que influenciam na inteligência humana.
Até bem pouco tempo, a maioria das atividades na sociedade, mais especificamente no mercado de trabalho, eram desempenhadas por profissionais com formação técnica. O mercado consumidor evoluiu, tornando-se mais seletivo e exigente. As universidades, por sua vez, também evoluíram, buscando adequar-se a essas exigências, investindo no seu potencial mais competitivo para estar em consonância com o mercado.
Atualmente, a formação profissional, além dos sólidos conhecimentos técnicos, inerentes ao curso escolhido pelo acadêmico, deve contemplar conteúdos que o habilitem como um sujeito criativo, reflexivo e crítico, preparado para enfrentar as mudanças próprias do seu tempo, bem como as condições necessárias para desempenhar múltiplas funções.
É importante lembrar que o diploma universitário, de forma isolada, não significa empregabilidade ou inserção no mercado a nenhum profissional, pois, além da formação - e da permanente atualização - de nível superior, se faz necessário agregar algumas qualificações pessoais, tais como: habilidade em estabelecer relações e assumir liderança, interagindo com equipes de trabalho multifuncionais, convivência com situações de adversidades e capacidade para tomada de decisão.
É possível identificar um profissional com essas qualidades a partir de uma formação de nível superior que contemple em primeiro plano os atributos dos conhecimentos básicos de conteúdo humanista (filosofia, sociologia, dentre outros) para, depois, investir nos conhecimentos técnicos específicos da qualificação profissional, ou seja, é necessário formar o sujeito, depois oprofissional.
Uma, dentre as várias formas de avaliar uma universidade, é a análise da empregabilidade de seus egressos e, a partir da inserção desses profissionais no mercado de trabalho, o acompanhamento do grau de sucesso alcançado.
Ciente desse contexto, a Universidade de Passo Fundo - instituição de ensino superior comunitária e filantrópica - vem, ao longo de seus 47 anos, cumprindo a missão de formar cidadãos para transformar e melhorar o meio em que vivem. Para tanto, tem investido fortemente na capacitação de seus docentes, na qualificação de seus funcionários e no aprimoramento da sua infraestrutura física e tecnológica. Atenta a tal cenário e a suas demandas contemporâneas, também despendeu esforços e investimentos para a estruturação de um eficiente e moderno parque científico e tecnológico, o UPF-Parque, a fim de poder oferecer, no processo de formação de seus acadêmicos, o que há de melhor e mais inovador na área científica. Com esse mesmo propósito, contribuiu, decisivamente, na formação de mais de 68 mil profissionais, distribuídos em 61 cursos de graduação, 14 programas de mestrado e quatro de doutorado.
Todos esses fatores evidenciam e dimensionam a importância e o grande potencial da UPF na formação de profissionais preparados para os desafios da sociedade, e isso tudo é pautado na convicção de que as universidades devem investir na formação e no desenvolvimento pessoal dos seus acadêmicos, zelando pela construção de qualificados conhecimentos técnicos, oferecendo as possibilidades para que se tornem profissionais de sucesso, com postura ética e responsabilidade social.
Assim, tendo presente que o potencial de um profissional é aferido a partir da sua consistente formação pessoal e técnica, aliada ao seu dinamismo, a sua criatividade, sua capacidade de liderança e seu nível de empreendedorismo capaz de assumir a gestão da sua própria carreira, é que a UPF prima, cada vez mais, pela oferta e consolidação de uma educação superior de qualidade e excelência. Somente com essa sólida formação é que será possível graduar profissionais com tais habilidades pessoais e preparados para o sucesso.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO