Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Marcas#Artigos#Edição 2015

ESTRATÉGIA

- Publicada em 13 de Abril de 2015 às 11:42

Dados mercadológicos como fatores decisivos para o planejamento

 ROSANA SACCHET - ARQUIVO PESSOAL

ROSANA SACCHET - ARQUIVO PESSOAL


ARQUIVO PESSOAL - DIVULGAÇÃO/JC
Rosana Sacchet
Rosana Sacchet
A chave para um bom planejamento está na escolha dos dados mercadológicos e suas respectivas fontes. Conhecer e monitorar o mercado e o comportamento dos públicos-alvo prioritários são alguns dos fatores críticos para o sucesso institucional, seja de uma marca, um produto, um serviço ou uma empresa.
Todo planejamento conta com um perfil de dados que varia conforme o seu propósito e a realidade organizacional. Tradicionalmente usam-se dados sobre histórico de vendas, desempenho financeiro, entre outros. Já os dados externos podem ser informações sobre a concorrência, pesquisas sobre tendências de mercado além da análise do cenário econômico.
São muitas variáveis em evolução influenciando consumidores, empresas e o mercado global. O mundo atual vive a "Era Digital", um momento em que qualquer conteúdo pode ser facilmente disseminado nas redes de comunicação e o consumidor passa a ser um importante ator no acesso a essa ambiência.
Gasolina, comida, serviços estéticos, roupas, imóveis, médicos. Diariamente as pessoas compram produtos e serviços. Cabe às empresas desvendarem por quê e de que maneira seus clientes compram. Quais influências e necessidades norteiam suas compras. Esses são dados fundamentais a serem considerados na gestão do marketing.
Como fazer isso? Uma das opções para usufruir desse conhecimento é investir em pesquisas junto aos públicos de interesse e orientação estratégica de profissionais competentes na área de comunicação persuasiva e marketing.
Uma nova tendência em termos de construção de vantagem competitiva com base em fontes de dados estratégicos é a análise da felicidade organizacional. Trata-se de uma nova métrica a ser gerenciada pelas empresas e foi tema da minha pesquisa no pós-doutorado realizada na Escola de Administração da UFRGS sob a supervisão do Prof. Dr. Walter Nique. Essa abordagem privilegia o "cliente interno", ou seja, os profissionais que compõem a empresa. Diversos estudos já comprovaram o impacto positivo que a felicidade gera na produtividade da equipe e no sucesso empresarial. A "felicidade turbina o lucro", disse um artigo da Harvard Business Review.
Os dados mercadológicos que alimentam as tomadas de decisão são parte do DNA da empresa. Essa inteligência é uma conquista particular e intransferível, composta por dados externos e internos. As empresas precisam investir em autoconhecimento para identificar, administrar e comunicar de formaeficaz seus diferenciais.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO