Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Marcas#Artigos#Edição 2015

ÉTICA E REGULAÇÃO

- Publicada em 10 de Abril de 2015 às 17:59

A demora que prejudica e nos atrasa

 PAULO AFONSO PEREIRA - CRÉDITO MARA MEURER

PAULO AFONSO PEREIRA - CRÉDITO MARA MEURER


MARA MEURER - DIVULGAÇÃO/JC
Paulo Afonso Pereira
Paulo Afonso Pereira
O empresário brasileiro é um valente sobrevivente, e por demais corajoso. Ele enfrenta diariamente a ira arrecadadora do governo e uma ânsia cada vez maior de ganho dos bancos, seus dois sócios compulsórios, dos quais não consegue se desligar. O emaranhado de leis, regras, normas, decretos, atos normativos, resoluções e outras tantas formas de burocratizar a vida dos empresários faz esta atividade não ser mais uma atividade de risco: empreender hoje é atividade de alto risco.
Neste cenário, inúmeros cuidados são necessários antes de abrir seu negócio. Vou me ater, entretanto, a um aspecto que considero de grande relevância: a sua marca, a qual será determinante no sucesso e no futuro de seu negócio.
Não deixe que a simplicidade de um nome corriqueiro, sem personalidade, sem exclusividade, represente todo o seu esforço. Busque uma marca forte. Esta tarefa, entretanto, exige conhecimento, criatividade, experiência, além da capacidade de análise e diagnóstico para criar e identificar O NOME, que será a sua MARCA.
Usar uma expressão que já existe como marca em seu segmento empresarial é comprar briga com o sucesso: a reprodução da marca anteriormente registrada por terceiros, mesmo que parcial ou com acréscimo, é disputa na certa, perda de tempo, dinheiro e clientela. A tentativa de assemelhar a sua marca com empresas, produtos ou serviços de terceiros já conhecidos, com certeza representará perdas significativas e querelas na Justiça. Todavia, tentar uma marca que seja evocativa é dar caminho para seus concorrentes: sendo ela evocativa, logo todos poderão chegar perto, e você não terá exclusividade.
A maior perda na briga por uma marca, além da econômica, de tempo, de dinheiro gasto em publicidade, embalagens, panfletaria, etc., é a perda de credibilidade. Uma briga entre marcas pode causar danos maiores como ações judiciais e de cobrança por uso indevido de marca.
Evite tudo isto e seja experto, pois ninguém cria marca para registro: marca se cria para ganhar dinheiro. Comece a ganhar dinheiro desde o início de seu empreendimento, ou seja: ganhe, deixando de perder. Acredite que ninguém copia fracasso e que só o sucesso é copiado. Evite copiar o sucesso dos outros, seja criativo, crie e proteja seu próprio sucesso.
Finalmente, um último alerta: o prazo de tramitação de um registro de marca ultrapassa os três anos, um problema adicional que pode ser ainda maior para aqueles que não buscam as melhores informações para fortalecer seu negócio. Busque a melhor informação e faça a escolha certa de sua marca.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO