Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Marcas#Artigos#Edição 2015

LIDERANÇA

- Publicada em 09 de Abril de 2015 às 16:53

Desenvolvimento humano para construção de empresas de valor

 HELENE HERMES - CRÉDITOS MANUEL NOGUEIRA

HELENE HERMES - CRÉDITOS MANUEL NOGUEIRA


MANUEL NOGUEIRA - DIVULGAÇÃO/JC
Helene Hermes
Helene Hermes
Em um artigo de 2012, da Harvard Business Review, foi apontado que em 2015 (no caso, hoje) 1,3 bilhão da população ao redor do mundo estaria trabalhando de forma remota. Esse número representa aproximadamente 40% da força de trabalho global. Vivemos um momento excitante de mudanças proporcionadas pelo crescimento exponencial da tecnologia, que influenciam cada vez mais nossas relações humanas - principalmente as de trabalho. Nunca foi tão fácil ser empreendedor: temos cada vez mais plataformas para facilitar nosso dia a dia e nos conectar com o mundo inteiro. Start-ups são operadas por equipes enxutas de suas casas, sem a necessidade de um espaço físico para existirem. E também percebemos os impactos nas grandes corporações: com a automatização de processos e utilização de novas ferramentas para gestão, tarefas vão sendo cada vez mais centralizadas e os times, reduzidos. Nesse cenário, precisamos de pessoas cada vez mais estratégicas e incríveis, que possam gerir esses mecanismos com eficiência e levar os resultados para níveis ainda mais altos. Pessoas sempre vão ser o pilar mais importante dentro das estruturas de qualquer negócio. Mas, como podemos atrair e desenvolver os talentos nesse contexto?
1) Um time é tão forte quanto os seus jogadores
O LinkedIn listou em uma pesquisa feita com 330 milhões de usuários, quais as skills mais procuradas em 2014 dentro da plataforma. Recrutamento apareceu em 15º lugar geral e em 2º lugar nas buscas do Brasil. Considerando isso, reforçamos ainda mais a importância que a seleção de pessoas para os nossos times tem. Devemos ter amor aos detalhes em todas etapas do processo de recrutamento: na descrição da vaga, na estratégia de comunicação, nas entrevistas e metodologias que são aplicadas na seleção e principalmente, em saber enxergar o fit do candidato com o desafio e com a cultura da empresa.
2) Entregue significado e valor na cultura do seu negócio
Por que vamos dedicar de 8 a 12 horas do nosso dia em um ambiente que não tem uma conexão real com quem somos? Se queremos fazer parte da vida das pessoas que constroem nossos times, precisamos ter nossa missão e valores bem definidos - esses dois pontos devem ser disseminados por meio de uma cultura organizacional forte e presente no dia a dia deles. Cultura diz muito sobre uma empresa e como em qualquer outra relação, além de identificação, também procuramos honestidade, confiança e respeito no ambiente de trabalho. Quanto maior for a prática disso no dia a dia, mais verdadeira é a troca entre as pessoas e entregamos mais valor no final do dia, para times e para clientes.3) Empodere seus funcionários para serem incríveis
Mesmo com todo acesso à informação que possuímos hoje, não podemos pressupor que as pessoas já saibam tudo - afinal, nós sempre vamos ter algo para aprender. Grande parte do desenvolvimento de pessoas nas organizações está no treinamento e nas metodologias que entregamos a elas. É fundamental, quando recebemos um novo funcionário, deixar claro o escopo do trabalho e como acreditamos que sejam os melhores caminhos para que isso seja executado, pensando na visão da organização. Devemos ter um papel muito mais de guiar do que impor, de fornecer as ferramentas e informações necessárias para que as pessoas se sintam empoderadas para assumir responsabilidades com segurança e, assim, entregar resultados melhores. É uma relação valiosa para os dois lados - e nesse cenário, naturalmente temos times mais proativos e solucionadores.
4) Lidere com paixão e motive sua equipe
"Se você quer que a sua equipe comece o dia animada para enfrentar novos desafios com a cabeça erguida, você precisa fazer o mesmo. Atitudes são contagiosas: certifique-se de que o seu mindset seja o certo." Esse trecho foi retirado de uma publicação da Fast Company que lista 'cinco passos para manter seus funcionários - e a si mesmo - motivados diariamente' - e que traduz muito bem o que é liderar. Quando gerimos um time, somos responsáveis não só por cobrar resultados e avaliar o trabalho da equipe, mas também por motivar e inspirar essas pessoas. A busca por excelência e os ciclos de cobrança em que nos colocamos às vezes deixam de lado práticas importantes como coaching, feedback e planos de desenvolvimento. Precisamos sim, exigir cada vez mais de nós mesmos e dos nossos times, pois são dos maiores desafios e barreiras que enfrentamos que na maioria das vezes trazemos inovações; porém, devemos pensar em como conduzir esse processo por meio de iniciativas mais construtivas para todos nós.
Esses são alguns dos vários pontos que devemos ter em mente quando pensamos em desenvolvimento humano. Se queremos construir um negócio de valor, que consiga prosperar no contexto em que estamos inseridos, devemos antes ter como objetivo construir times de valor - empatia é a palavra-chave para criarmos conexões que favoreçam ambos os lados.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO