Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavírus

- Publicada em 14 de Maio de 2022 às 17:20

Fim da 'Covid zero' na China poderia causar 1,5 milhão de mortes, diz pesquisa

Regime chinês segue com sua política de tolerância zero, afirmando que a abordagem continua sendo essencial para derrotar a pandemia

Regime chinês segue com sua política de tolerância zero, afirmando que a abordagem continua sendo essencial para derrotar a pandemia


AFP/JC
A China pode colocar a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas em risco se abandonar sua dura política de "Covid zero" sem tomar medidas extras - como a ampliação da vacinação e do acesso a tratamentos -, afirmam cientistas chineses e norte-americanos com base em novos modelos estatísticos.
A China pode colocar a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas em risco se abandonar sua dura política de "Covid zero" sem tomar medidas extras - como a ampliação da vacinação e do acesso a tratamentos -, afirmam cientistas chineses e norte-americanos com base em novos modelos estatísticos.
O artigo foi escrito por cientistas da Universidade Fudan, de Xangai, com o apoio de pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, e publicado na terça-feira (10) na revista Nature Medicine.
Com base em dados mundiais coletados sobre a gravidade da variante Ômicron, eles preveem que, com o fim da política restritiva, o pico de demanda por terapia hospitalar intensiva ultrapassaria em mais de 15 vezes a capacidade do sistema de saúde chinês, o que levaria a cerca de 1,5 milhão de mortes.
No entanto, os pesquisadores afirmaram que o número de vítimas poderia ser muito reduzido se houvesse foco na vacinação - apenas cerca de 50% dos maiores de 80 anos na China foram vacinados -, no fornecimento de antivirais e na manutenção de algumas restrições.
"A disponibilidade de vacinas e remédios oferece uma oportunidade de se afastar da 'Covid zero'. Não consigo imaginar o que estão esperando", disse Ben Cowling, epidemiologista da Universidade de Hong Kong familiarizado com o estudo, à agência de notícias Reuters. A transição, na visão dele, deve ser gradual.
 

Bloqueio de grandes áreas residenciais

O regime chinês segue com sua política de tolerância zero, afirmando que a abordagem continua sendo essencial para derrotar a pandemia e ganhar tempo para outras medidas de mitigação. A China manteve a estratégia mesmo quando a maioria dos países já havia mudado de estratégia, preferindo conviver com o vírus para poder reabrir a economia e restaurar as liberdades pessoais.
As autoridades chinesas vêm bloqueando grandes áreas residenciais em fases para conter a propagação viral em reação a notificações localizadas de casos de Covid, mesmo quando apenas um pequeno número de pessoas é afetado.
Xangai, com 25 milhões de habitantes, está fechada há quase seis semanas no combate ao maior surto da doença no país até agora, com o descontentamento de moradores e o aumento da pressão econômica.
Em carta publicada pela revista médica The Lancet na primeira semana de maio, uma equipe local de especialistas disse que o papel vital da cidade no mercado nacional chinês torna o bloqueio inevitável. "A disseminação do vírus para outros lugares pode ter consequências inimaginavelmente graves", afirmou o grupo, que inclui Zhang Wenhong, consultor das autoridades de Xangai em tratamentos para a Covid.
As políticas chamadas de dinâmicas de Xangai, em que apenas setores da cidade são confinados, "compensariam as vulnerabilidades na barreira imunológica da população em todo o país", disseram eles, apontando que cerca de 49 milhões de chineses com 60 anos ou mais permanecem não vacinados.
Um comentário publicado na revista oficial do Centro de Prevenção e Controle de Doenças da China, coescrito pelo consultor-sênior de saúde do país, Liang Wannian, afirma que a "Covid zero" ainda é necessária para evitar uma corrida ao sistema de saúde. "As estratégias dinâmicas da 'Covid zero' adotadas pela China ganharam uma janela de tempo preciosa para o futuro", afirmou ele, acrescentando que o país deve "aproveitar a oportunidade" para desenvolver mais medicamentos e vacinas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO