Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 12 de Outubro de 2021 às 20:28

Líbano interrompe investigações sobre megaexplosão em porto após pressão política

Famílias das vítimas da explosão no porto de Beirute e organizações humanitárias acusam o governo de prejudicar a apuração

Famílias das vítimas da explosão no porto de Beirute e organizações humanitárias acusam o governo de prejudicar a apuração


AFP/JC
As investigações sobre a megaexplosão ocorrida em agosto de 2020 no porto de Beirute, no Líbano, foram interrompidas nesta terça-feira (12) - pela segunda vez em três semanas - em meio à pressão de políticos sobre o juiz encarregado do caso.
As investigações sobre a megaexplosão ocorrida em agosto de 2020 no porto de Beirute, no Líbano, foram interrompidas nesta terça-feira (12) - pela segunda vez em três semanas - em meio à pressão de políticos sobre o juiz encarregado do caso.
Tariq Bitar havia emitido um mandado de prisão contra um parlamentar, o ex-ministro das Finanças Ali Hasan Khalil, que não havia respondido à convocação para um interrogatório. O mesmo procedimento havia sido usado contra o também ex-ministro Youssef Finianos no final de setembro.
Nas duas ocasiões, políticos apresentaram queixas sobre a conduta do magistrado à corte de apelações, forçando a interrupção das investigações até uma manifestação do Judiciário. No mês passado, o tribunal rejeitou os pedidos para a substituição de Bitar, com base em questões processuais, o que permitiu a retomada dos trabalhos na semana passada.
Khalil e Finianos - assim como Ghazi Zaayter, que deveria depor nesta quarta e também assinou a petição desta semana - são ligados ao movimento xiita Amal, aliado do Hezbollah.
Um líder do grupo, Sayyed Hassan Nasrallah, fez várias críticas públicas ao juiz nesta segunda (11). Em pronunciamento na TV, ele o acusou de politizar o inquérito com parcialidade e de comandar uma campanha de difamação.
O juiz havia chamado os políticos para depor para tentar aproveitar o recesso legislativo, durante o qual a imunidade parlamentar é suspensa, segundo a agência de notícias AFP. O período termina em 19 de outubro.
A investigação trabalha com a hipótese de que os deputados sabiam dos riscos de explosão do nitrato de amônio armazenado do porto, mas nada fizeram para impedi-la. O episódio deixou mais de 200 mortos, 6 mil feridos e destruiu bairros inteiros da capital libanesa. Depois, o país mergulhou em uma espiral de protestos da população e uma profunda crise política e econômica.
Em julho, Bitar chegou a convocar para depor várias autoridades, incluindo o ex-primeiro-ministro Hassan Diab. Políticos ignoraram os chamados, e os mandados de prisão emitidos tampouco têm sido cumpridos.
O juiz é o segundo responsável por tocar as investigações. Ele substituiu Fadi Sawan, afastado do caso em fevereiro com base no mesmo processo que o juiz enfrenta hoje: acusações de falta de parcialidade por políticos que se tornam alvo do inquérito.
De acordo com a Reuters, um representante do Hezbollah chegou a ameaçar Bitar há algumas semanas, dizendo que ele também seria removido do caso. "Pela primeira vez o sistema judicial do Líbano quer funcionar, mas tem sofrido com a pressão política e seguidas intervenções", disse à agência de notícias o professor de direito Paul Morcos.
Khalil não respondeu ao pedido de entrevista da Reuters para comentar. O Líbano rechaça a possibilidade de realização de uma investigação internacional sobre a explosão, enquanto famílias das vítimas e organizações humanitárias acusam o governo de prejudicar a apuração local.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO