Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 17 de Agosto de 2021 às 16:18

Número 2 do Taleban, mulá Abdul Ghani Baradar retorna ao Afeganistão

Abdul Ghani Baradar (centro) deve liderar as negociações para a formação de um governo do grupo fundamentalista islâmico

Abdul Ghani Baradar (centro) deve liderar as negociações para a formação de um governo do grupo fundamentalista islâmico


GIUSEPPE CACACE/AFP/JC
Um dos fundadores e número dois na hierarquia do Taleban, o mulá Abdul Ghani Baradar retornou nesta terça-feira (17) ao Afeganistão, dois dias após o grupo radical retomar o poder por meio de uma ofensiva militar.
Um dos fundadores e número dois na hierarquia do Taleban, o mulá Abdul Ghani Baradar retornou nesta terça-feira (17) ao Afeganistão, dois dias após o grupo radical retomar o poder por meio de uma ofensiva militar.
Trata-se da primeira vez que um líder do alto escalão regressa publicamente ao país desde que a facção foi destituída em 2001 por tropas ocidentais. O mulá, que comanda o escritório político do Taleban e fez parte do grupo que discutiu um cessar-fogo com o governo afegão em Doha, no Qatar, desembarcou em Kandahar, no sul do país, segundo Mohamad Naeem, um dos porta-vozes do Taleban, no Twitter.
A escolha do local não foi sem motivo. Segunda maior cidade do país, Kandahar foi onde o Taleban estabeleceu a capital de seu regime durante o período em que esteve no poder pela primeira vez, de 1996 a 2001. O grupo, criado na primeira metade dos anos 1990, também nasceu na província de mesmo nome.
De acordo com relatos, Baradar gozava da confiança do mulá Omar, fundador e primeiro líder do Taleban. Capturado em 2010 por forças de segurança no sul do Paquistão, o número dois do regime foi solto em 2018. Foi ele, por exemplo, o responsável por representar o grupo fundamentalista na assinatura de um acordo de paz histórico com os Estados Unidos, em fevereiro de 2020, para tentar colocar fim ao conflito de quase duas décadas - documento rasgado com a nova ofensiva militar.
O retorno de Baradar ao país é mais um passo na consolidação do Emirado Islâmico como autoridade no Afeganistão.

Quem são as outras figuras-chaves do Taleban

  • O Líder - Hibatullah Akhundzada
Conhecido como "líder dos fiéis", o jurista islâmico é o líder supremo do Taleban e tem a palavra final sobre os assuntos políticos, religiosos e militares do grupo. Akhundzada assumiu o comando quando seu antecessor, Akhtar Mansour, foi morto em um ataque com drone feito pelos Estados Unidos na fronteira do Afeganistão com o Paquistão, em 2016.
Por 15 anos, até sumir de repente em maio de 2016, Akhundzada deu aulas e pregou em uma mesquita em Kuchlak, cidade a sudoeste do Paquistão, de acordo com relatos de estudantes à agência de notícias Reuters. Acredita-se que ele tenha por volta de 60 anos, e seu paradeiro é desconhecido.
  • Chefe Militar - Mulá Mohammad YaQoob
Filho do fundador do Taleban, o mulá Omar, Yaqoob supervisiona as operações militares do grupo e vive no Afeganistão, de acordo com informações da imprensa internacional.
Em diversas ocasiões, ele chegou a ser cotado para assumir a liderança do grupo, mas em 2016 recomendou oficialmente o nome de Akhundzada para o cargo. Segundo um comandante do Taleban que participou do encontro em que a orientação foi dada, Yaqoob tomou a decisão porque considerava não ter experiência suficiente no campo de batalha e era muito jovem para assumir o comando da organização. Estima-se que ele tenha hoje por volta de 30 anos.
  • Chefe da rede Haqqani - Sirajuddin Haqqani
Filho de Jalaluddin Haqqani, um famoso guerrilheiro islâmico, Sirajuddin comanda a rede Haqqani, grupo que supervisiona os ativos financeiros e militares do Taleban na fronteira com o Paquistão.
Especialistas afirmam que foram os Haqqanis que levaram ao Afeganistão o conceito de ataque suicida com bombas. O grupo foi responsabilizado por uma série de atentados no país, como a tentativa de assassinato do então presidente Hamid Karzai, uma invasão ao hotel mais famoso de Cabul e um ataque suicida na embaixada da Índia. Sirajuddin tem por volta de 50 anos, e seu paradeiro é desconhecido.
  • Sher Mohammad Abbas Stanekzai
Ex-vice-ministro no período em que o Taleban governou o Afeganistão pela primeira vez, Stanekzai vive em Doha há quase uma década e se tornou o chefe do escritório político do grupo na capital do Qatar em 2015. Ele fez parte das negociações com o governo do Afeganistão e atua como uma espécie de diplomata do Taleban em viagens a outros países.
  • Abdul Hakim Haqqani
Chefe do grupo de negociação da facção. É ex-presidente do tribunal máximo do Taleban e comanda um influente conselho de estudiosos do islamismo. É considerado o principal homem de confiança de Akhundzada, o atual líder dos radicais.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO