Porto Alegre, domingo, 11 de julho de 2021.
Porto Alegre,
domingo, 11 de julho de 2021.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Ciência

- Publicada em 16h39min, 11/07/2021. Atualizada em 16h41min, 11/07/2021.

Voo turístico do bilionário Richard Branson ao espaço é bem sucedido

Feito de Branson altera a lógica de quem podia visitar o espaço sideral

Feito de Branson altera a lógica de quem podia visitar o espaço sideral


PATRICK T. FALLON/Virgin Galactic/AFP/JC
O primeiro terráqueo a deixar o nosso planeta apenas por ter uma conta bancária recheada é Richard Branson, bilionário fundador da Virgin Galactic. A empresa de turismo espacial realizou com sucesso na manhã deste domingo (11), o voo ao espaço que levava a bordo o seu fundador.
O primeiro terráqueo a deixar o nosso planeta apenas por ter uma conta bancária recheada é Richard Branson, bilionário fundador da Virgin Galactic. A empresa de turismo espacial realizou com sucesso na manhã deste domingo (11), o voo ao espaço que levava a bordo o seu fundador.
O feito altera a lógica de quem podia visitar o espaço sideral: até aqui, este era um ambiente exclusivo de pesquisadores e pilotos de avião, quase sempre financiados por dinheiro público. Com o voo, a Virgin abre as portas para o turismo espacial privado, no qual qualquer pessoa precisa apenas desembolsar (muito) dinheiro para pagar a uma empresa e assim poder visitar os limites da Terra por alguns breves minutos.
A nave Unity tocou a Terra por volta das 12h40min com segurança - cerca de uma hora após a decolagem. O avião chamado White Knight Two, carregando a nave Unity, partiu com 1h40min de atraso da previsão inicial. Inicialmente, o voo tripulado da Virgin Galactic estava marcado para as 10h (horário de Brasília), mas foi empurrado para às 11h30min - posteriormente, a decolagem sofreu mais dez minutos de atraso. O primeiro atraso aconteceu por condições climáticas durante a madrugada.
Por volta do meio-dia, o White Knight Two já havia atingido 40 mil pés de altitude (12 km). Por volta das 12h26min, a Unity se desprendeu do White Knight Two e em 60 segundos quebrou a barreira da velocidade do som. Às 12h30min, a viagem atingiu a altitude máxima e iniciou o processo de retorno - a Unity funciona como um planador neste retorno. Às 12h40min, todos retornaram com segurança.
Em discurso que ocorreu uma hora após o pouso, Branson agradeceu à equipe da Virgin Galactic e à família. "Obrigado, obrigado, obrigado a todas as pessoas e ao time que trabalhou tão duro para tornar este sonho realidade. Amo vocês todos", declarou.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/07/11/206x137/1_000_9en349-9359061.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'60eb4651d4abd', 'cd_midia':9359061, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/07/11/000_9en349-9359061.jpg', 'ds_midia': 'Sir Richard Branson holds up photos that he brought with him into space, as he speaks after flying into space aboard a Virgin Galactic vessel, a voyage he described as the ENTITY_quot_ENTITYexperience of a lifetimeENTITY_quot_ENTITY -- and one he hopes will usher in an era of lucrative space tourism at Spaceport America, near Truth and Consequences, New Mexico on July 11, 2021. - ENTITY_quot_ENTITYCongratulations to all our wonderful team at Virgin Galactic for 17 years of hard, hard work to get us this far,ENTITY_quot_ENTITY he said during a live feed as the VSS Unity spaceship glided back to Spaceport America in New Mexico.It reached a peak altitude of around 53 miles (85 kilometers) -- beyond the boundary of space, according to the United States -- allowing the passengers to experience weightlessness and admire the EarthENTITY_apos_ENTITYs curvature.The trip proceeded without drama, and touchdown occurred at around 9:40 am Mountain Time (1540 GMT), about an hour after take-off. (Photo by Patrick T. FALLON / AFP)', 'ds_midia_credi': 'PATRICK T. FALLON/AFP/JC', 'ds_midia_titlo': 'Sir Richard Branson holds up photos that he brought with him into space, as he speaks after flying into space aboard a Virgin Galactic vessel, a voyage he described as the ENTITY_quot_ENTITYexperience of a lifetimeENTITY_quot_ENTITY -- and one he hopes will usher in an era of lucrative space tourism at Spaceport America, near Truth and Consequences, New Mexico on July 11, 2021. - ENTITY_quot_ENTITYCongratulations to all our wonderful team at Virgin Galactic for 17 years of hard, hard work to get us this far,ENTITY_quot_ENTITY he said during a live feed as the VSS Unity spaceship glided back to Spaceport America in New Mexico.It reached a peak altitude of around 53 miles (85 kilometers) -- beyond the boundary of space, according to the United States -- allowing the passengers to experience weightlessness and admire the EarthENTITY_apos_ENTITYs curvature.The trip proceeded without drama, and touchdown occurred at around 9:40 am Mountain Time (1540 GMT), about an hour after take-off. (Photo by Patrick T. FALLON / AFP)', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Em discurso após o pouso, Branson agradeceu à equipe da Virgin Galactic e à família. FOTO: PATRICK T. FALLON/AFP/JC
O bilionário deixou claro que quer que o espaço seja um espaço de toda a humanidade, e não somente de ricaços. "Estamos aqui para tornar o espaço mais acessível e fazer com que a próxima geração sonhe em ser os astronautas de hoje e de amanhã", disse.
O foguete SpaceShipTwo, batizado de Unity, foi levado sob um avião chamado White Knight Two a uma altitude de 15 mil metros, antes de se desprender - esta parte do voo durou cerca de 40 minutos. Então, o motor do Unity foi acionado, levando a espaçonave para uma subida em velocidade supersônica a altitudes superiores a 80,5 mil metros. No topo do arco da trajetória, os passageiros flutuaram por cerca de 4 minutos, antes de o avião espacial reentrar na atmosfera. Na transmissão oficial, foi possível observar Branson experimentando a microgravidade.
A SpaceShipTwo pode levar dois pilotos e até seis passageiros. A cabine possui 12 grandes janelas e nada menos que 16 câmeras. No voo deste domingo, dois pilotos e outros três passageiros, todos funcionários da Virgin, estavam a bordo.

Jeff Besos contesta voo de Branson e diz que espaço começa após uma altitude de 100 km

O feito, porém, é contestado pela Blue Origin, empresa fundada por Jeff Bezos - o fundador da Amazon tem voo marcado para o dia 20 de julho, e teve seu momento ofuscado com o voo da Virgin. Segundo a Blue Origin, o espaço começa após uma altitude de 100 km, conhecida como linha de Karman. Em um tuíte na sexta, a empresa afirmou que suas naves voam acima dessa altitude, e que seus astronautas não recebem o título com "asteriscos". A Virgin atinge altitudes que não superam os 90 km.
A contestação ocorre pelo fato de Nasa e o governo dos EUA utilizarem a marca de 80 km como a fronteira para o espaço, enquanto a Federação Mundial de Esportes Aéreos (FAI), uma instituição na Suíça, estabelece a fronteira a 100 km.
Antes do voo deste domingo, a VSS Unity tinha ido três vezes para o espaço em 2018 e 2019 saindo da Califórnia e do Novo México. Em 2019, levou como passageiro um empregado da empresa. O último teste da Virgin Galactic aconteceu em maio deste ano. O resultado animou a empresa, que optou por fazer um voo tripulado com seu fundador. "Quem seria melhor do que Richard Branson para testar a experiência completa na cabine?", questionou ao jornal The New York Times Aleanna Crane, vice-presidente de comunicações da Virgin Galactic.
"O mínimo que o fundador da empresa pode fazer é voar com seus funcionários", disse Branson ao canal CNN.
Comentários CORRIGIR TEXTO
Conteúdo Publicitário