Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 03 de Fevereiro de 2021 às 21:09

Ex-chefe do BC Europeu, Mario Draghi aceita missão de formar governo de emergência na Itália

Draghi deverá constatar se conta com a maioria no Parlamento, uma tarefa indicada como difícil

Draghi deverá constatar se conta com a maioria no Parlamento, uma tarefa indicada como difícil


Alessandra TARANTINO/Pool/AFP/JC
O ex-presidente do Banco Central Europeu Mario Draghi aceitou nesta quarta-feira (3), a incumbência de formar um governo de emergência na Itália, depois que fracassaram as negociações políticas para reeditar o Executivo de Giuseppe Conte.
O ex-presidente do Banco Central Europeu Mario Draghi aceitou nesta quarta-feira (3), a incumbência de formar um governo de emergência na Itália, depois que fracassaram as negociações políticas para reeditar o Executivo de Giuseppe Conte.
"É um momento difícil, o presidente relembrou a dramática crise sanitária e seus graves efeitos na vida das pessoas, na economia e na sociedade. A emergência requer soluções à altura. Respondo positivamente à convocação do presidente", disse Draghi, após se reunir com o chefe de Estado italiano, Sergio Mattarella.
O presidente apresentou a missão para enfrentar de forma imediata a crise econômica e a pandemia da Covid-19, como uma alternativa para a realização de novas eleições. Draghi deverá constatar se conta com a maioria no Parlamento, uma tarefa indicada como difícil, pois a maior força, o Movimento 5 Estrelas (M5S), que perdeu o governo, já adiantou que não o apoiará, assim como a extrema direita.
Para sair da crise, o presidente italiano optou por um governo que classificou como "de alto perfil e institucional", encarregado a um técnico, como Draghi, que tem muito prestígio na Itália, e fez um chamado para que todos os partidos que têm cadeira no Parlamento o apoiem. Mattarella é o único que, pela Constituição, designa o primeiro-ministro ou dissolve o Parlamento.
O indicado a premiê aceitou a incumbência com reservas, como indica o protocolo, e agora terá de negociar com as diferentes legendas, já iniciando as conversas com um pedido de "unidade e diálogo", para dar "uma resposta responsável e positiva". Na Itália, no entanto, o contexto é de intensos embates políticos, o que deverá tornar a missão de Draghi difícil.
O Partido Democrata (PD), de centro-esquerda; o Itália Viva, de centro; o Força Itália, do conservador Silvio Berlusconi; entre outras legendas menores, de centro, já manifestaram apoio ao indicado por Mattarella. Um dos líderes da extrema direita, Matteo Salvini, também anunciou publicamente a preferência por novas eleições, embora admita esperar os planos do eventual governo.
Draghi deverá começar a trabalhar em um programa e na formação de uma equipe de ministros. Depois disso, iniciará rodadas de consultas com os partidos, para buscar apoio. Se obter o respaldo necessário, será o momento de voltar a se encontrar com Mattarella, para aceitar o cargo de maneira definitiva e fazer o juramento antes de se submeter ao Parlamento, que deverá confirmar seu nome como premiê.

Draghi é considerado o salvador da zona do euro em 2012

Considerado o salvador da zona do euro em 2012, quando a crise da dívida atingiu a economia do velho continente, Draghi, de 73 anos, desencadeia reações mistas entre a classe política. O prestigioso economista espera repetir, no entanto, a chamada "fórmula de Ursula" que levou à eleição da atual presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, graças à união de várias forças políticas.
Conhecido por sua discrição, seriedade e determinação, Draghi espera reviver a economia em dificuldades da Itália graças a um gigantesco plano de mais de € 200 bilhões (cerca de R$ 1,2 bilhão) financiado pela União Europeia.
A Covid-19, que já custou a vida a quase 89 mil pessoas no país, e causou uma queda no Produto Interno Bruto de 8,9% em 2020, uma das piores na zona do euro. A nomeação de Draghi, que é uma personalidade acima dos partidos políticos, foi recebida com entusiasmo pela Bolsa de Valores de Milão. As ações de bancos registravam alta de 3% por volta do meio-dia.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO