Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Estados Unidos

- Publicada em 19 de Janeiro de 2021 às 20:58

Joe Biden e Kamala Harris assumem a presidência dos EUA nesta quarta-feira

A cerimônia, tradicionalmente marcada pelo simbolismo da transição de poder, terá, neste ano, algumas mudanças de protocolo

A cerimônia, tradicionalmente marcada pelo simbolismo da transição de poder, terá, neste ano, algumas mudanças de protocolo


Stephanie Keith/Getty Images/AFP/JC
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e a vice-presidente eleita, Kamala Harris, tomam posse de seus cargos na Casa Branca nesta quarta-feira (20). A cerimônia, tradicionalmente marcada pelo simbolismo da transição de poder para os novos líderes da nação, terá, neste ano, algumas mudanças de protocolo.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e a vice-presidente eleita, Kamala Harris, tomam posse de seus cargos na Casa Branca nesta quarta-feira (20). A cerimônia, tradicionalmente marcada pelo simbolismo da transição de poder para os novos líderes da nação, terá, neste ano, algumas mudanças de protocolo.
Primeiro porque ocorre em meio à pandemia de coronavírus que, só nos EUA, infectou mais de 24 milhões de pessoas e causou quase 400 mil mortes. Segundo porque acontece exatas duas semanas depois dos atos de insurreição contra o Congresso norte-americano durante a sessão de certificação da vitória de Biden.
Ambos acontecimentos levantaram novas demandas de segurança para o dia da inauguração. A capital Washington, está sob estado de emergência para o controle do avanço dos casos de Covid-19. Além disso, todas as etapas do evento contarão com um rígido esquema de segurança capitaneado pelo Serviço Secreto.
Em decorrência dos ataques ao Capitólio, mais de 15 mil homens da Guarda Nacional se juntarão a outros milhares de policiais e agentes responsáveis por manter a comitiva do presidente eleito e o reduzido público presente em segurança.
Nesta terça-feira (19), antes de partir para Washington, Biden fez um rápido discurso em Wilmington, Delaware. "Estou muito honrado em ser seu próximo presidente e comandante em chefe. Sei que são tempos sombrios, mas sempre há luz. É isso que torna esse estado tão especial", declarou Biden, ao lado da esposa, Jill. Com lágrimas nos olhos, o democrata lamentou que seu filho Beau, que morreu de câncer em 2015, não estivesse com ele.

Juramento e cerimônia de posse ocorrerão com público limitado

Biden e Kamala farão juramento a partir das 12h (14h de Brasília)

Biden e Kamala farão juramento a partir das 12h (14h de Brasília)


Olivier DOULIERY/AFP/JC
De acordo com a agenda oficial divulgada pela Comissão de Inauguração Presidencial, o mais importante evento desta quarta, o juramento feito por Biden e Kamala em frente à fachada oeste do Capitólio, ocorrerá com público limitado devido aos protocolos de saúde e segurança pública. Serão apenas mil convidados, em contraste com as cerca de 200 mil pessoas que compareceram a posses anteriores.
O juramento em si deve começar pouco antes das 12h no horário local (14h Brasília). Kamala, a primeira mulher negra a assumir a vice-presidência dos EUA, anunciou que usará duas bíblias diferentes em seu juramento.
A primeira é a mesma que Kamala usou quando assumiu o cargo de procuradora-geral pelo estado da Califórnia e pertenceu a Regina Shelton, a quem a vice-presidente eleita considera uma segunda mãe. Regina costumava tomar conta de Kamala e sua irmã após a escola, enquanto sua mãe trabalhava.
A segunda bíblia pertenceu ao ícone do movimento de defesa dos direitos civis Thurgood Marshall, o primeiro juiz negro a servir na Suprema Corte dos EUA. A responsável por empossar oficialmente a vice-presidente eleita será a juíza Sonia Sotomayor, também pioneira ao ser a primeira magistrada de ascendência hispânica a ocupar um cargo na mais alta instância da Justiça norte-americana.
O mandato de Donald Trump se encerra oficialmente às 12h, e então, o democrata que o derrotou nas urnas assumirá a missão de conduzir os EUA em meio às crises que vão além das causadas pelo coronavírus.
O programa oficial de Biden indica que o presidente eleito fará um discurso inaugural expondo sua visão para "derrotar a pandemia, reconstruir melhor e unificar e curar a nação", depois de ser empossado pelo chefe da Suprema Corte, John Roberts. O juiz também oficializou os dois mandatos de Obama e o único de Trump.
 
 

Lady Gaga foi a escolhida para cantar o hino nacional

Lady Gaga é apoiadora declarada do democrata

Lady Gaga é apoiadora declarada do democrata


JIM WATSON /AFP/JC
Depois de declarar apoio à campanha democrata antes e depois das eleições de 3 de novembro, Lady Gaga foi a escolhida para cantar o hino nacional na cerimônia, retomando uma tradição interrompida na posse de Donald Trump.
Quando o republicano assumiu, quem cantou o hino foi a ex-participante do reality show "America's Got Talent, Jackie Evancho. Seu antecessor, Barack Obama, convidou Aretha Franklin para a cerimônia em 2009, e Beyoncé em 2013. A cantora Jennifer Lopez também deve se apresentar nesta quarta.
A próxima primeira-dama, Jill Biden, e o segundo-cavalheiro, marido de Kamala, Doug Emhoff, também participarão de uma transmissão virtual a partir das 10h (12h, em Brasília) voltado ao público infantil e adolescente, que inclui uma apresentação dos animais de estimação presidenciais.

Obama, Bush e Clinton se juntam à comitiva em visita a cemitério de Arlington

Três ex-ocupantes da Casa Branca, Obama, Bush e Clinton (ao centro) participarão da cerimônia; aos 96 anos, o ex-presidente Jimmy Carter (d) não comparecerá devido à idade

Três ex-ocupantes da Casa Branca, Obama, Bush e Clinton (ao centro) participarão da cerimônia; aos 96 anos, o ex-presidente Jimmy Carter (d) não comparecerá devido à idade


SAUL LOEB/AFP/JC
Em seguida, Biden, Jill, Kamala e Emhoff passarão as tropas em revista. Trata-se de uma tradição militar de longa data em que membros das Forças Armadas desfilam diante do novo presidente simbolizando uma transferência pacífica de poder.
Na sequência, o grupo visita o Cemitério Nacional de Arlington, o mais tradicional cemitério militar norte-americano, para depositar flores na Tumba do Soldado Desconhecido, um monumento que homenageia militares enterrados sem identificação.
Neste ponto, juntam-se à comitiva três dos ex-ocupantes da Casa Branca ainda vivos, acompanhados de suas respectivas esposas: Barack e Michelle Obama, George W. e Laura Bush, e Bill e Hillary Clinton. Aos 96 anos, o ex-presidente Jimmy Carter anunciou que não viajaria a Washington devido à idade avançada, mas desejou sucesso ao novo governante.
A notável exceção, que representa uma quebra histórica das tradições democráticas nos EUA, é Trump, que anunciou com antecedência que não compareceria à cerimônia de posse de seu adversário democrata depois de meses alegando, sem base em evidências concretas, que as eleições foram fraudadas.
A tradição em que o novo presidente desfila pela avenida Pensilvânia - uma das principais vias públicas de Washington, que liga o Capitólio à Casa Branca - foi substituída por uma escolta militar modesta, a qual guiará Biden até a sede oficial da presidência.
A partir das 20h30min (22h30min, em Brasília), um especial intitulado "Celebrando a América", será transmitido pelas principais emissoras da TV norte-americanas. Apresentado pelo ator Tom Hanks, o programa foi a forma escolhida para substituir o tradicional e luxuoso baile de inauguração.