Porto Alegre, quinta-feira, 10 de setembro de 2020.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
quinta-feira, 10 de setembro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Estados Unidos

- Publicada em 18h00min, 10/09/2020.

Incêndios florestais na Costa Oeste dos EUA já deixaram sete mortos e rastro de destruição

No Norte da Califórnia, fogo já atingiu mais de 100 mil hectares; autoridades confirmaram a morte de três pessoas e informaram que outras 12 estão desaparecidas

No Norte da Califórnia, fogo já atingiu mais de 100 mil hectares; autoridades confirmaram a morte de três pessoas e informaram que outras 12 estão desaparecidas


josh edelson/AFP/JC
Pelo menos sete pessoas, incluindo um bebê de um ano, morreram nos estados da Califórnia, do Oregon e de Washington em meio aos piores incêndios florestais dos últimos anos em todo o Oeste norte-americano. Alimentado por fortes ventos, o fogo obrigou milhares de pessoas a fugir de suas casas.
Pelo menos sete pessoas, incluindo um bebê de um ano, morreram nos estados da Califórnia, do Oregon e de Washington em meio aos piores incêndios florestais dos últimos anos em todo o Oeste norte-americano. Alimentado por fortes ventos, o fogo obrigou milhares de pessoas a fugir de suas casas.
Embora o número total de mortes permaneça obscuro, a governadora do Oregon, a democrata Kate Brown, alertou que os próximos dias seriam "extremamente difíceis" em um estado onde várias cidades já foram dizimadas. "Esta pode ser a maior perda de vidas e propriedades devido a um incêndio florestal na história do nosso estado", disse ela.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/09/10/206x137/1_481030_01_02-9133440.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f5a8b49e89e8', 'cd_midia':9133440, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/09/10/481030_01_02-9133440.jpg', 'ds_midia': 'Incêndios florestais na Costa Oeste dos EUA deixam sete mortos. Incêndio, fogo  A burned residence smolders during the Bear fire, part of the North Lightning Complex fires, in unincorporated Butte County, California on September 09, 2020. - Dangerous dry winds whipped up CaliforniaENTITY_apos_ENTITYs record-breaking wildfires and ignited new blazes Tuesday, as hundreds were evacuated by helicopter and tens of thousands were plunged into darkness by power outages across the western United States. (Photo by JOSH EDELSON / AFP)', 'ds_midia_credi': 'josh edelson/AFP/JC', 'ds_midia_titlo': 'Incêndios florestais na Costa Oeste dos EUA deixam sete mortos. Incêndio, fogo  A burned residence smolders during the Bear fire, part of the North Lightning Complex fires, in unincorporated Butte County, California on September 09, 2020. - Dangerous dry winds whipped up CaliforniaENTITY_apos_ENTITYs record-breaking wildfires and ignited new blazes Tuesday, as hundreds were evacuated by helicopter and tens of thousands were plunged into darkness by power outages across the western United States. (Photo by JOSH EDELSON / AFP)', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '541', 'align': 'Left'}

Perdas relacionadas a propriedades podem ser as maiores já registradas no Oregon. Foto: Josh Edelson/AFP/JC

Detalhes sobre os mortos nos incêndios florestais começaram a surgir na quarta-feira (9). O xerife do condado de Okanogan, Tony Hawley, disse que seu escritório recebeu uma ligação na tarde de terça-feira (8), sobre Jacob e Jamie Hyland, um jovem casal de Renton, que foi dado como desaparecido enquanto visitava Okanogan com seu filho.
Hawley informou que a família tentou escapar do incêndio ao se aproximar da propriedade onde estavam hospedados. As equipes de resgate primeiro encontraram seu caminhão, queimado, e depois localizaram a família na margem do rio Columbia na manhã de quarta-feira. Os pais sofreram queimaduras de terceiro grau e foram levados de avião a um hospital de Seattle para tratamento. Mas seu filho de 1 ano, identificado por parentes em uma página do GoFundMe como Uriel, morreu antes que as autoridades chegassem.
Um membro da família disse no GoFundMe que Jamie, 26 anos, e Jacob, 31 anos, sofreram queimaduras em grandes partes de seus corpos e passaram por cirurgias. De acordo com o xerife, o estado de ambos é crítico. A morte da criança está tecnicamente sendo investigada como homicídio para ver se o fogo foi "um incêndio causado por humanos", disse o xerife, que descreveu a morte do menino como "uma tragédia extrema".
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/09/10/206x137/1_480114_01_02-9133439.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f5a8b49e89e8', 'cd_midia':9133439, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/09/10/480114_01_02-9133439.jpg', 'ds_midia': 'Na Califórnia, as autoridades confirmaram a morte de três pessoas', 'ds_midia_credi': 'josh edelson/AFP/JC', 'ds_midia_titlo': 'Na Califórnia, as autoridades confirmaram a morte de três pessoas', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '542', 'align': 'Left'}

 Fogo já atingiu grande parte das cidades de Medford, Talent e Phoenix. Foto: Josh Edelson/AFP/JC

No sudoeste do Oregon, onde incêndios florestais se estendem por milhares de hectares, autoridades confirmaram que os restos mortais de uma pessoa foram encontrados em Ashland. O xerife do condado de Jackson, Nate Sickler, disse que o incêndio, que devastou as cidades de Medford, Talent e Phoenix, se transformou em uma investigação criminal, uma vez que o fogo teria começado na área de um parque de BMX - ciclismo - em Ashland. O fogo já consumiu 1.200 hectares na região. "Este é um evento maior do que qualquer coisa de que participei no que diz respeito à perda de propriedades e à destruição da comunidade", afirmou Sickler.
Em Mehama, Oregon, Wyatt Tofte, de 12 anos, e sua avó, Peggy Mosso, morreram dentro de um carro ao lado da casa da família, tentando escapar do incêndio de Santiam. O fogo se espalhou por cerca de 64 mil hectares. A mãe de Wyatt sofreu queimaduras graves e continua em estado crítico.
No Norte da Califórnia, as autoridades confirmaram a morte de três pessoas e informaram que outras 12 estão desaparecidas. O incêndio na região já atingiu mais de 100 mil hectares e danificou ao menos 23 mil construções. Mais de 100 pessoas foram resgatadas somente nesta semana. "O condado de Butte certamente não é estranho às tragédias, lidando com incêndios terrestres violentos e também com tragédias de outros tipos", disse xerife do condado de Butte, Kory L. Honea. "Nossa comunidade está, infelizmente, se acostumando com isso."
Comentários CORRIGIR TEXTO