Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 24 de Setembro de 2019 às 18:57

Socialismo e religião são destaques no discurso de Bolsonaro na ONU

NEW YORK, NY - SEPTEMBER 24: President of Brazil Jair Messias Bolsonaro addresses the United Nations General Assembly at UN headquarters on September 24, 2019 in New York City. World leaders from across the globe are gathered at the 74th session of the UN General Assembly, amid crises ranging from climate change to possible conflict between Iran and the United States.   Drew Angerer/Getty Images/AFP

NEW YORK, NY - SEPTEMBER 24: President of Brazil Jair Messias Bolsonaro addresses the United Nations General Assembly at UN headquarters on September 24, 2019 in New York City. World leaders from across the globe are gathered at the 74th session of the UN General Assembly, amid crises ranging from climate change to possible conflict between Iran and the United States. Drew Angerer/Getty Images/AFP


Drew Angerer/Getty Images/AFP/JC
Agência Brasil
O discurso do presidente Jair Bolsonaro na terça-feira (24) na 74ª Assembleia Geral da ONU durou cerca de 30 minutos. Bolsonaro dedicou a maior parte à questão ambiental. O presidente começou falando sobre a reconstrução do país, que, para ele, "ressurge depois de estar à beira do socialismo". "Meu país esteve muito próximo do socialismo, o que nos colocou numa situação de corrupção generalizada, grave recessão econômica, altas taxas de criminalidade e de ataques ininterruptos aos valores familiares e religiosos que formam nossas tradições", disse.
O discurso do presidente Jair Bolsonaro na terça-feira (24) na 74ª Assembleia Geral da ONU durou cerca de 30 minutos. Bolsonaro dedicou a maior parte à questão ambiental. O presidente começou falando sobre a reconstrução do país, que, para ele, "ressurge depois de estar à beira do socialismo". "Meu país esteve muito próximo do socialismo, o que nos colocou numa situação de corrupção generalizada, grave recessão econômica, altas taxas de criminalidade e de ataques ininterruptos aos valores familiares e religiosos que formam nossas tradições", disse.
O presidente citou o programa Mais Médicos, criado em 2013, em parceria com o governo cubano. Desenvolvido para suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias do país, o Mais Médicos está sendo reformulado pelo governo. "Em 2013, um acordo entre o governo petista e a ditadura cubana trouxe ao Brasil 10 mil médicos sem nenhuma comprovação profissional. Foram impedidos de trazer cônjuges e filhos, tiveram 75% de seus salários confiscados pelo regime e foram impedidos de usufruir de direitos fundamentais, como o de ir e vir". Segundo Bolsonaro, a situação dos cubanos configurava "um verdadeiro trabalho escravo". Ainda no discurso, Bolsonaro disse que os médicos que permanecem no Brasil serão submetidos à qualificação para exercer a profissão no país. 
Ainda sobre socialismo, o presidente relacionou os governos cubano e venezuelano e disse que "a história nos mostra que, já nos anos 60, agentes cubanos foram enviados a diversos países para colaborar com a implementação de ditaduras". De acordo com Bolsonaro, hoje, a Venezuela é controlada por agentes cubanos levados pelo ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. "A Venezuela, outrora um país pujante e democrático, hoje experimenta a crueldade do socialismo", disse.
A Operação Acolhida, desenvolvida pelo Exército brasileiro para atender os refugiados venezuelanos que chegam ao Brasil, foi elogiada por Bolsonaro. Ele destacou também que trabalha com outros países para que a democracia seja restabelecida na Venezuela e para combater o socialismo na América Latina, que "ainda continua vivo".
Bolsonaro citou ainda o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que comandou os processos da primeira instância da Operação Lava Jato, quando juiz em Curitiba (PR), incluindo o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. "Há pouco, presidentes socialistas que me antecederam desviaram centenas de bilhões de dólares comprando parte da mídia e do Parlamento, tudo por um projeto de poder absoluto", disse Bolsonaro.
De acordo com o presidente brasileiro, nas últimas décadas, um sistema ideológico "se instalou no terreno da cultura, da educação e da mídia, dominando meios de comunicação, universidades e escolas" para "investir contra a célula mater de qualquer sociedade saudável, a família". Mas, para Bolsonaro, as Nações Unidas podem "ajudar a derrotar o ambiente materialista e ideológico que compromete alguns princípios básicos da dignidade humana".
"Não estamos aqui para apagar nacionalidades e soberanias em nome de um 'interesse global' abstrato. Esta não é a Organização do Interesse Global, é a Organização das Nações Unidas. Assim deve permanecer", disse.
O presidente reafirmou seu compromisso com os mais altos padrões de direitos humanos, com a defesa da democracia e da liberdade, de expressão, religiosa e de imprensa. "É um compromisso que caminha junto com o combate à corrupção e à criminalidade, demandas urgentes da sociedade brasileira", disse, destacando a redução de 20% no número de homicídios nos seis primeiros meses de seu governo e os recordes nas apreensões de cocaína e outras drogas
Bolsonaro também criticou a perseguição religiosa em todo mundo e defendeu a criação do Dia Internacional em Memória das Vítimas de Atos de Violência baseados em Religião ou Crença. "É inadmissível que, em pleno século 21, com tantos instrumentos, tratados e organismos com a finalidade de resguardar direitos de todo tipo e de toda sorte, ainda haja milhões de cristãos e pessoas de outras religiões que perdem sua vida ou sua liberdade em razão de sua fé", disse, destacando a participação do Brasil nas missões da ONU.
Na área econômica, Bolsonaro destacou a abertura comercial brasileira, o programa de concessões e privatização e a ampla agenda internacional do governo "no intuito de resgatar o papel do Brasil no cenário mundial e retomar as relações com importantes parceiros". "Em busca de prosperidade, estamos adotando políticas que nos aproximem de países outros que se desenvolveram e consolidaram suas democracias. Não pode haver liberdade política sem que haja também liberdade econômica", disse.
A assinatura dos acordos comerciais do Mercosul com a União Europeia e com a Área Europeia de Livre Comércio (EFTA) e a adesão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foram alguns exemplos dados pelo presidente de que a economia brasileira está reagindo e que o país está reconquistando sua confiança política e econômica. "Já estamos adiantados, adotando as práticas mundiais mais elevadas em todo os terrenos, desde a regulação financeira até a proteção ambiental", disse.
Ao falar sobre a isenção de vistos para países como Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá, Bolsonaro convidou os presentes a conhecerem o Brasil e a Amazônia e disse que "ele é muito diferente daquele estampado em muitos jornais e televisões". Segundo o presidente, também está em estudo a isenção dos vistos para turistas chineses e indianos.
Bolsonaro chegou na tarde de segunda-feira (23) a Nova Iorque para o debate geral anual, ocasião em que líderes mundiais se reúnem na sede da ONU para discutir questões globais.
Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso de abertura da Assembleia Geral. O tema deste ano do debate geral e da 74ª sessão da assembleia é "Galvanizando esforços multilaterais para erradicação da pobreza, educação de qualidade, ação climática e inclusão".
Após a fala de Bolsonaro, foi a vez de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os dois trocaram cumprimentos no momento em que Trump se encaminhava para a tribuna. 
Antes de abrir o debate na Assembleia Geral, Bolsonaro se reuniu rapidamente com o secretário-geral da ONU, António Guterres. Não estão previstos encontros bilaterais com outros chefes de Estado. À tarde, o presidente brasileiro tem um encontro com o ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, e a previsão é que embarque de volta ao Brasil por volta das 21h45min. Bolsonaro deve chegar a Brasília às 7h30min desta quarta-feira (25).
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO