Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 02 de Janeiro de 2019 às 01:00

Kim Jong-un se diz pronto para nova cúpula com Donald Trump

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, disse ontem que espera realizar sua segunda cúpula nuclear com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 2019. No entanto, advertiu Washington a não testar a paciência dos norte-coreanos com pressões.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, disse ontem que espera realizar sua segunda cúpula nuclear com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 2019. No entanto, advertiu Washington a não testar a paciência dos norte-coreanos com pressões.
Durante seu discurso televisionado de Ano-Novo, Kim declarou que está pronto para se reunir com Trump a qualquer momento para produzir um resultado "bem-vindo pela comunidade internacional". Avisou, porém, que Pyongyang será forçada a seguir um caminho diferente se os Estados Unidos "continuarem a quebrar suas promessas e julgarem erroneamente a paciência de nosso povo exigindo unilateralmente certas coisas e avançando com sanções e pressões".
O líder norte-coreano também afirmou que os EUA devem continuar interrompendo seus exercícios militares conjuntos com Seul e não implantando ativos militares estratégicos na Coreia do Sul. Ele também fez um apelo nacionalista, pedindo uma cooperação intercoreana mais forte, e disse que o Norte está pronto para retomar as operações em um parque fabril na cidade de Kaesong e reiniciar viagens de sul-coreanos ao resort Diamond's Mountain. Atualmente, nenhuma dessas alternativas é possível para a Coreia do Sul, a menos que sanções sejam removidas.
Washington e Pyongyang estão tentando organizar uma segunda cúpula entre Trump e Kim, que se reuniram em Cingapura em 12 de junho de 2018. "Se os Estados Unidos tomarem medidas sinceras e ações correspondentes aos nossos esforços de liderança e prevenção, então nossas relações avançarão em um ritmo rápido e excelente por meio do processo de implementação de medidas definidas e pioneiras", disse Kim.
No discurso, ele também elogiou os resultados das atividades diplomáticas do Norte em 2018, incluindo seus três encontros com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. Segundo ele, um acordo alcançado na cúpula entre os dois países em setembro para reduzir as ameaças militares convencionais foi "realisticamente uma declaração de não agressão". 
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO