Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 24 de dezembro de 2018.

Jornal do Comércio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

Desastre

Edição impressa de 24/12/2018. Alterada em 24/12 às 01h00min

Tsunami deixa mais de 220 mortos e 800 feridos na Indonésia

Deslizamento de terra no fundo do mar pode ter causado fenômeno

Deslizamento de terra no fundo do mar pode ter causado fenômeno


/FERDI AWED/AFP/JC

Um tsunami que pode ter sido causado pela erupção de um vulcão conhecido como o "filho" do lendário Krakatoa deixou mortos e feridos na Indonésia na noite de sábado. Segundo balanço divulgado no domingo, ao menos 222 pessoas morreram, 28 estão desaparecidas e 843 ficaram feridas na região do estreito de Sunda, entre Java e Sumatra.

Entre as vítimas estão três integrantes da banda indonésia Seventeen. O grupo se apresentava na praia, no Tanjung Lesung Beach Resort, quando a massa de água atingiu com força o palco e arrastou a estrutura contra o público. Além de membros da banda, espectadores também morreram.

Dezenas de edifícios ficaram destruídos pela onda gigante, que atingiu as praias do Sul de Sumatra e do Extremo Oeste de Java por volta das 21h30min locais de sábado (12h30min de Brasília), informou, em um comunicado, o porta-voz da agência de gestão de desastres do país, Sutopo Purwo Nugroho. Algumas áreas atingidas são populares entre turistas.

O Itamaraty informou que, até o início da tarde de domingo, não havia notícias de brasileiros entre as vítimas. Em comunicado no qual lamenta as mortes, o ministério indica os telefones do plantão de emergência da Embaixada em Jacarta ( 62 811 800 662) e do Núcleo de Assistência a Brasileiros do Itamaraty ( 55 61 2030-8803/8804, das 8h às 20h, e 55 61 98197-2284, do plantão, entre 20h e 8h) para aqueles que necessitarem de auxílio para contatar parentes no local.

Autoridades indonésias informaram que o tsunami pode ter sido causado por uma elevação anormal da maré, provocada por um deslizamento de terra submarino que se seguiu à erupção de Anak Krakatoa. A agência geológica da Indonésia continua investigando as causas, afirmou Nugroho.

Anak Krakatoa é uma pequena ilha vulcânica que emergiu do oceano meio século depois da erupção mortal do Krakatoa, em 1883. A Indonésia, um dos países mais propensos a desastres da Terra, se situa no Anel de Fogo do Pacífico, onde placas tectônicas se encontram e uma grande parte das erupções vulcânicas e dos terremotos do mundo ocorrem.

Frequentemente, registram-se no país terremotos mortais - o mais recente, na cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, matou quase 2 mil pessoas. O Anak Krakatoa é um dos 127 vulcões ativos do arquipélago.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia