Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Religião

- Publicada em 15 de Junho de 2022 às 18:49

Igreja mais antiga de Porto Alegre vai virar basílica, decide o Papa

Igreja Nossa Senhora das Dores é a primeira com título de basílica na capital gaúcha

Igreja Nossa Senhora das Dores é a primeira com título de basílica na capital gaúcha


Andressa Pufal/JC
Maria Eduarda Welter
Atualizada às 16h25min de 16/06/2022 - Um dos mais tradicionais templos católicos e o mais antigo em operação em Porto Alegre, a Igreja Nossa Senhora das Dores, no Centro Histórico, recebeu, do Papa Francisco, o título de Basílica.
Atualizada às 16h25min de 16/06/2022 - Um dos mais tradicionais templos católicos e o mais antigo em operação em Porto Alegre, a Igreja Nossa Senhora das Dores, no Centro Histórico, recebeu, do Papa Francisco, o título de Basílica.
O anúncio oficial foi feito por volta das 15h desta quinta-feira (16), na Catedral Metropolitana, pelo arcebispo dom Jaime Spengler, durante a celebração da missa de Corpus Christi.
A honraria é concedida pelo Vaticano às igrejas que são reconhecidas como de grande importância espiritual e histórica. O padre Lucas Matheus Mendes, pároco da Igreja Nossa Senhora das Dores, explica que alguns pontos são levados em consideração para que se conceda esse título: "relevância artística do templo, beleza arquitetônica; que tenha uma devoção do povo ao Santo daquela comunidade [...]; e que tenha relevância litúrgica para a diocese, que seja de fato um templo que tenha uma proeminência para a Igreja daquela região."
A ideia de postular o título à Santa Fé surgiu após uma peregrinação arquidiocesana, em 2019, ao Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida do Norte (SP). "Quando visitei a Basílica Antiga, na parte alta da cidade, pensei junto com alguns paroquianos que estavam ali ‘por que não a nossa Igreja das Dores também não ser basílica?’, haja vista que nossa cidade de Porto Alegre não tinha essa honraria", conta o sacerdote.
O movimento foi abraçado pela comunidade e, assim, o padre Lucas liderou o processo de postulação pelo título de basílica, sob a supervisão de dom Jaime Spengler, em 2020. Um questionário com cerca de 30 páginas foi enviado ao Vaticano, no qual constavam respostas e imagens sobre todos os detalhes do templo.
“O processo é bastante sério e exigiu bastante empenho da nossa comunidade na elaboração e na resposta de todas as perguntas do questionário”, relata o padre.
A resposta positiva ao pedido veio em abril deste ano, quando houve a visita dos bispos do Rio Grande do Sul ao Papa. Dom Jaime trouxe a informação através da Congregação, que foi recebida com muita alegria pela igreja e pela comunidade.
Atualmente, o Brasil possui 72 basílicas, sendo que duas já estavam no Rio Grande do Sul: o Santuário Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, e a Catedral São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo.
"Esse é um título que une profundamente a igreja da Arquidiocese de Porto Alegre ao Papa. Poderíamos dizer que a Basílica é a igreja do Papa nesta diocese. É esse vínculo de comunhão profundo e bonito que há entre nós", comemora o sacerdote.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO