Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Saúde

- Publicada em 04 de Junho de 2022 às 11:28

Vacinação contra gripe e Covid-19 segue neste sábado em Porto Alegre

Shopping João Pessoa é um dos três locais onde a equipe da prefeitura estará aplicando os imunizantes

Shopping João Pessoa é um dos três locais onde a equipe da prefeitura estará aplicando os imunizantes


CRISTINE ROCHOL/DIVULGAÇÃO/JC
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre segue a vacinação contra a gripe e a Covid-19 neste sábado (4), em três locais: unidade de saúde Asa Branca e Clínica da Família Álvaro Difini, para crianças e adultos, e no Shopping João Pessoa, somente para adultos. O atendimento iniciou às 9h e irá ocorrer até às 16h. No domingo (5) não haverá vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre segue a vacinação contra a gripe e a Covid-19 neste sábado (4), em três locais: unidade de saúde Asa Branca e Clínica da Família Álvaro Difini, para crianças e adultos, e no Shopping João Pessoa, somente para adultos. O atendimento iniciou às 9h e irá ocorrer até às 16h. No domingo (5) não haverá vacinação.
A primeira dose estará disponível para crianças de cinco a 11 anos, mediante documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. já a segunda aplicação de Coronavac e de Pfizer será oferecida a crianças vacinadas há 28 dias e oito semanas, respectivamente, nos mesmos locais. Em ambos os casos, os pais devem estar presentes no momento da vacinação ou a imunização deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito, assinado pela pessoa que está acompanhando a criança no momento da vacinação. No caso da segunda dose, é preciso apresentar carteirinha de vacinação.
Para adultos, a primeira dose será oferecida para às pessoas com 12 anos ou mais, mediante apresentação de documento de identidade com CPF. A segunda dose estará disponível para vacinados com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen há oito semanas e Coronavac há 28 dias. Neste caso, além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.
A terceira dose estará disponível para idosos a partir de 60 anos e imunocomprometidos a partir de 18 anos vacinados com a segunda dose da Janssen há quatro meses. Com relação às demais vacinas, estão aptas todas as pessoas a partir de 18 anos vacinadas com a segunda dose há quatro meses, gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda dose há quatro meses e imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda dose há oito semanas.
No caso da quarta dose, pode ser aplicada nos imunocomprometidos a partir de 12 anos e idosos a partir de 60 anos vacinados que receberam a terceira dose há quatro meses. Para receber a terceira ou quarta doses, além de comprovante de identidade com CPF e carteira de vacinação, é preciso apresentar também comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
Já a vacina da gripe estará disponível para pessoas acima de 55 anos, profissionais de saúde, crianças de seis meses a nove anos, gestantes e puérperas (que deram à luz há até 45 dias), povos indígenas, professores e demais trabalhadores de educação do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
Para receber a imunização, idosos deverão apresentar documento que comprove a idade. No caso dos trabalhadores das categorias acima mencionadas, devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício. Gestantes e puérperas devem apresentar a carteira de gestante. Crianças devem ter a caderneta levada ao posto de saúde. Condições de saúde podem ser comprovadas com atestado médico, laudo ou prescrição de receita de medicamento de uso contínuo.
Durante o fim de semana, pessoas com sintomas respiratórios poderão procurar um dos pronto-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento 24 horas.
Vacinação contra a gripe e Covid-19 - sábado (4/6) das 9h às 16h:
Para crianças e adultos: 
  • Unidade de Saúde Asa Branca - Rua 25 de Outubro, 318 - Bairro Sarandi
  • Clínica da Família Álvaro Difini - R. Álvaro Difini, 520 - Restinga
Apenas para adultos:
  • Shopping João Pessoa - avenida João Pessoa, 1831 - Farroupilha - 9h às 16h
Pronto-atendimentos 24h para pessoas com sintomas respiratórios:
  • PA Cruzeiro do Sul - rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza
  • PA Bom Jesus - rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus
  • PA Lomba do Pinheiro - Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar - rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO