Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Imprensa

- Publicada em 27 de Maio de 2022 às 12:38

Colegas e amigos lamentam a morte de David Coimbra

David é descrito como um colega sensível, generoso e divertido

David é descrito como um colega sensível, generoso e divertido


ACERVO PESSOAL/REPRODUÇÃO/JC
Luciane Medeiros
Uma referência no jornalismo, amante da vida, sensível e generoso. Esses são alguns dos termos usados por colegas, ex-colegas e amigos de David Coimbra, que morreu na manhã desta sexta-feira (27) aos 60 anos, em decorrência de um câncer.
Uma referência no jornalismo, amante da vida, sensível e generoso. Esses são alguns dos termos usados por colegas, ex-colegas e amigos de David Coimbra, que morreu na manhã desta sexta-feira (27) aos 60 anos, em decorrência de um câncer.
O apresentador e colunista do Grupo RBS passou por várias redações e veículos de imprensa, deixando um rastro de amizades e admiração.
Alex Bagé, colega de David Coimbra no programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, destaca que ele foi um guerreiro. “David nunca se colocou como vítima, mesmo enfrentando uma doença tão grave.”
Apesar de conviver com David há pouco mais de um ano, Bagé conta que tinham uma relação muito próxima e que se falavam toda a semana. “David foi genial como jornalista e fenomenal como amigo. Um cara muito generoso e com um dos melhores textos do Brasil.”
“O David Coimbra foi pra mim a maior referência no jornalismo, pela capacidade de escrita e pelo domínio técnico a respeito de absolutamente tudo o que produzia. Mais do que um jornalista de opinião ou colunista, era um legítimo repórter, inquieto, incansável, firme e dedicado”, salienta o jornalista Alexandre Elmi, que trabalhou com David entre 2002 e 2011 e o conhecia desde o início da carreira, quando começou em um jornal de Santa Catarina.
David é descrito como um colega sensível, generoso e divertido. “Amava profundamente a vida e viveu com intensidade. Fará falta enorme em tempos tão tristes, que precisam de inteligências como a dele”, diz o ex-colega.
Renato Martins, outro ex-colega, citou a inteligência e perspicácia do jornalista. "Além de colega de corredor na Grupo RBS em Porto Alegre, o David foi meu chefe em Santa Catarina em 1994 e 1995 numa grande caravana de gaúchos ao estado vizinho. Foi quando pude conviver mais com sua inteligência, perspicácia e generosidade. Muitas histórias sobre ele serão contadas por muitos e muitos anos", lembrou.
“Sensibilidade, é assim que eu defino o David. E essa característica fazia com que ele traduzisse a vida nos seus mais diversos segmentos, nos seus textos e comentários”, descreve Rogério Amaral, apresentador de TV e presidente da Associação de Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg). Ele conta que David tinha a capacidade de observar a vida de maneira absolutamente sensível e levar isso para textos e comentários.
Rogério Amaral diz que a morte do ex-colega é uma perda para o jornalismo esportivo. “A crônica esportiva perde quem elevava o conceito da nossa atividade. O jornalismo perde um profissional da maior grandeza e eu, particularmente, perco um amigo dileto, fraterno, que independente da distância, mantínhamos sempre uma admiração mútua”, afirma.
As redes sociais foram tomadas por manifestações de pesar e lembranças de colegas e ex-colegas, pessoas que trabalharam com David em vários veículos de comunicação ao longo da sua carreira.
Antônio Carlos Macedo, apresentador da Rádio Gaúcha, destacou a luta do colega contra o câncer. 
Nando Gross lembrou que David era um colega extraordinário. 
O senador Lasier Martins, que trabalhou com David durante anos no Grupo RBS, disse que o Rio Grande do Sul perdeu um dos seus principais jornalistas. 
Tino Marcos, repórter da TV Globo, lembrou o texto genial de David e a destacou que sua obra permanece.
Juremir Machado da Silva disse que a morte do jornalista representa a perda de uma parte da sua juventude.
%MCEPASTEBIN%
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO