Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Clima

- Publicada em 19 de Maio de 2022 às 09:23

Energia elétrica é retomada em boa parte do RS, mas 27,5 mil clientes seguem sem luz

Os fortes ventos provocaram queda de árvores, galhos e outros objetos na fiação elétrica

Os fortes ventos provocaram queda de árvores, galhos e outros objetos na fiação elétrica


LUIZA PRADO/JC
Atualizada às 12h45min
Atualizada às 12h45min
O fornecimento de energia já foi normalizado em grande parte dos pontos atingidos pelos fortes ventos causados pelo ciclone extratropical Yakecan entre terça (17) e quarta-feira (18) no Rio Grande do Sul. Restam cerca de 27,5 mil consumidores sem luz, segundo os dados divulgados pela CEEE Grupo Equatorial e RGE no final da manhã desta quinta-feira (19). Durante a passagem do fenômeno, cerca de 330 mil clientes ficaram sem energia elétrica.
A CEEE Grupo Equatorial segue trabalhando em regime de prontidão e informa que já foram restabelecidos 300 mil clientes desde a passagem do fenômeno, seguindo 25 mil consumidores sem energia na sua área de concessão. Seguem sem luz oito mil clientes da empresa no Litoral Norte, quatro mil na região Metropolitana, cinco mil no Litoral Sul, quatro mil na região Sul, três mil na região Centro Sul e 1 mil na Campanha.
Os municípios mais impactados no momento são Viamão, Alvorada, Imbé, Mostardas, Tramandaí, São José do Norte, Osório, Três Cachoeiras, Pelotas, Osório, Arroio do Sal, Mampituba, Morrinhos do Sul, Capão da Canoa e Balneário Pinhal.
Em São José do Norte, o furto de 15 seções de cabos (2,3 km) de energia após a queda de dois postes nos distritos de Estreito e São Caetano impacta no tempo de serviço de restabelecimento para 3,7 mil clientes na cidade. Outras 3 estruturas foram derrubadas na ação.
A reposição dos cabos implicará na substituição de, além das 5 estruturas destruídas, mais 21 postes. Cinco equipes de caminhões foram mobilizadas para reparos na rede e a previsão é que os trabalhos se encerrem hoje à tarde.
A RGE informou no final da manhã que reduziu para 2,5 mil clientes sem energia elétrica na sua área de atendimento devido aos fortes ventos. As principais causas das interrupções são danos na rede provocados por galhos e objetos arremessados pelo vento sobre fios e outros equipamentos.
A empresa alerta para que ninguém tente fazer consertos por conta própria, tampouco toque em fios rompidos os quaisquer equipamentos da rede, pois não há como saber se estão energizados ou não.

Quem acionar em caso de falta de energia

CEEE Grupo Equatorial
• Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos);
• Call Center 0800 721 2333
• SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia.
• Site: https://ceee.equatorialenergia.com.br
• Agências de atendimento: https://ceee.equatorialenergia.com.br/locais-de-atendimento
RGE
• SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
• Site: www.rge-rs.com.br
• App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
• Call Center: 0800 970 0900
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO