Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Solidariedade

- Publicada em 18 de Maio de 2022 às 16:36

Animais de estimação ganham espaço especial na hospedagem social em Porto Alegre

Tesourinha recebe pets de pessoas em situação de rua

Tesourinha recebe pets de pessoas em situação de rua


pmpa/divulgação/jc
Cristine Pires
O frio intenso chegou ao Rio Grande do Sul e, com ele, o drama de quem sobrevive nas ruas das cidades e ficam à mercê do tempo. Nos períodos mais críticos, além das 240 vagas permanentes em albergues próprios e 282 pousadas conveniadas, a prefeitura de Porto Alegre busca outros lugares que possam abrigar, emergencialmente, pessoas em situação de vulnerabilidade.
O frio intenso chegou ao Rio Grande do Sul e, com ele, o drama de quem sobrevive nas ruas das cidades e ficam à mercê do tempo. Nos períodos mais críticos, além das 240 vagas permanentes em albergues próprios e 282 pousadas conveniadas, a prefeitura de Porto Alegre busca outros lugares que possam abrigar, emergencialmente, pessoas em situação de vulnerabilidade.
Na noite desta terça-feira (17), quando os termômetros da Capital gaúcha chegaram a registrar temperaturas de apenas um dígito, 46 das 100 vagas disponíveis no Ginásio Tesourinha foram ocupadas por quem buscava se abrigar do frio e da chuva. E não foram apenas os humanos que contaram uma cama quentinha e refeição para amenizar a noite fria. Os animais de estimação de quem buscou abrigo também ganharam um cantinho todo especial. 
As camas foram arrumadas não só para os "humanos", mas também para os animais de estimação, que ganharam um cantinho todo especial.
Além de garantir o bem-estar animal, a medida busca estimular a hospedagem social entre aqueles que têm pets e alegam permanecer na rua porque seus companheiros não podem ficar junto. Além do Tesourinha, o albergue da prefeitura na av. Farrapos, 296, oferece sete baias para quem chegar acompanhado de seu bichinho de estimação. As pousadas conveniadas também estão preparadas para receber os pets, mas é preciso passar por uma triagem nas abordagens feitas pela Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) do Município.  
A secretária do Gabinete da Causa Animal, Catiane Mainardi, explica que as ações da Operação Inverno foram antecipadas em função do alerta climático. "No Tesourinha foram disponibilizadas 6 casinhas com cobertores e potinhos de alimentação para os pets, e atendimento veterinário para os animais que precisassem desse acolhimento na noite de ontem", destaca, em entrevista ao Jornal do Comércio.
O gabinete também adiantou os atendimentos veterinários e auxílio aos animais durante a ação com as pessoas em situação de rua. Catiane conta que equipe distribuiu roupinhas, cobertores e ração, e fez aplicação de coleiras antiparasitárias. Além disso, os tutores que concordaram em castrar seus animais de estimação tiveram o procedimento agendado.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/05/18/206x137/1_whatsapp_image_2022_05_18_at_15_10_48-9634872.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'628538b3aa4e6', 'cd_midia':9634872, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/05/18/whatsapp_image_2022_05_18_at_15_10_48-9634872.jpeg', 'ds_midia': 'Durante as abordagens desta terça-feira (17), animais de estimação receberam coleira antipulgas', 'ds_midia_credi': 'PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Durante as abordagens desta terça-feira (17), animais de estimação receberam coleira antipulgas', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '632', 'align': 'Left'}
Durante as abordagens desta terça-feira (17), animais de estimação receberam coleira antipulgas. PMPA/DIVULGAÇÃO/JC
"Foram repassadas, também, algumas orientações sobre guarda responsável para eles, e também orientações sobre o alerta meteorológico, sugerindo que busquem vaga na rede de atendimento", conta a secretária, lembrando a importância da questão dos animais para pessoas em situação de rua. Essas ações, segundo Catiane, continuarão se estendendo durante todo o período do inverno de 2022.
Nesta quarta-feira (18), o Tesourinha seguirá aberto para acolhimento, com entrada a partir das 18h.

Saiba como ajudar pessoas em vulnerabilidade social e situação de rua e seus pets em POA

Quem quiser ajudar pode doar cobertores, ração, camas para cachorro e para gato, casas para cachorro e roupas pet novas e usadas. As doações podem ser entregues no Gabinete da Causa Animal, na avenida Borges de Medeiros, 2244, térreo.
A Campanha do Agasalho e Alimento 2022 - coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama foi lançada na semana passada e as doações podem ser feitas nos pontos cadastrados. Confira no site Poa que Cuida onde doar.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO