Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

saúde

- Publicada em 10 de Março de 2022 às 10:32

Farmácias gaúchas começam a aplicar vacina contra gripe H3N2

Imunizante H3N2 tetravalente já está disponível em 17 unidades da Panvel em Porto Alegre

Imunizante H3N2 tetravalente já está disponível em 17 unidades da Panvel em Porto Alegre


PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Atualizada às 14h35min - A vacina contra a gripe, eficaz para a variante H3N2, começa a ser aplicada por farmácias gaúchas nesta quinta-feira (10). As doses são vendidas. Mais à frente, haverá disponibilidade gratuita em postos, mas para grupos prioritários, como idosos e crianças.
Atualizada às 14h35min - A vacina contra a gripe, eficaz para a variante H3N2, começa a ser aplicada por farmácias gaúchas nesta quinta-feira (10). As doses são vendidas. Mais à frente, haverá disponibilidade gratuita em postos, mas para grupos prioritários, como idosos e crianças.
O imunizante H3N2 tetravalente já está disponível em 17 unidades da Panvel localizadas em Porto Alegre. A farmácia do Grupo Dimed afirma que as doses serão aplicadas nas salas especiais do Panvel Clinic, específicas para vacinação, seguindo os protocolos estabelecidos pelas autoridades da saúde.
Em nota, a Panvel afirma que a vacina disponibilizada é eficaz contra quatro cepas do vírus influenza: H1N1 e H3N2, do tipo A, além de Victoria e Yamagata, do tipo B.
As doses, a R$ 88,90, estarão disponíveis em 78 unidades da Panvel, 50 delas em território gaúcho, e podem ser adquiridas pelo site, aplicativo, televendas - para aplicação nas unidades -, ou presencialmente.
A vacina da gripe tetravalente também já está disponível na Rede de Farmácias São João. O atendimento  está sendo feito por meio de agendamento, para evitar filas e aglomerações e oferecer a facilidade do horário estendido. O agendamento para a aplicação da vacina pode ser feito pelo site saojoaosaude.com.br. É preciso conferir no site a filial mais próxima com sala de serviços farmacêuticos e horário disponível. O valor do imunizante é de R$ 89,90.
“Diferente da vacina trivalente, oferecida pelo SUS, que protege contra três tipos de vírus que causam gripe, a tetravalente (ou também chamada de Quadrivalente) protege contra quatro tipos de vírus, sendo os três que estão contidos na vacina trivalente e mais uma cepa do subtipo B”, explica o gerente de Serviços Farmacêuticos da São João, Roberto Canquerini.
Neste ano, a vacina contempla também a variante H3N2 Darwin, já que desde o fim do ano passado o Brasil vive um surto de influenza. Em algumas cidades, já se fala em epidemia devido ao número de casos e mortes por complicações da doença.
“Ao nos vacinarmos, diminuímos muito a chance de sermos contaminados pelo vírus influenza, porque a vacina ensina ao nosso sistema imune como reconhecer o vírus e a ter uma resposta de defesa mais eficiente contra ele. Além disso, aquelas pessoas que se vacinaram e ainda assim se contaminaram com o vírus, têm uma chance muito menor de sofrer complicações da infecção, de serem internadas por isso, e de evoluírem para óbito” pontua o médico do Núcleo de Inovação em Serviços de Saúde da Rede de Farmácias São João, Jefferson Cunha.

Recomendação da vacina contra a gripe

A vacina da gripe é recomendada para todas as pessoas, especialmente adultos e idosos, sem limite de idade, gestantes e crianças a partir de 6 meses. A imunização poderá ser feita simultaneamente com a vacina da Covid-19, sem necessidade de intervalo de tempo entre uma e outra.
O único cuidado é para quem testou positivo para Covid-19 ou está com sintomas característicos. Nestes casos é necessário aguardar o completo restabelecimento da saúde e no mínimo quatro semanas (30 dias) após o início dos sintomas ou do primeiro resultado positivo para poder aplicar qualquer vacina.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO