Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 26 de Novembro de 2021 às 09:55

Cai para 147 mil o número de clientes sem luz no Rio Grande do Sul

Várias árvores caíram em Porto Alegre por causa do temporal e equipes ainda trabalham na retirada

Várias árvores caíram em Porto Alegre por causa do temporal e equipes ainda trabalham na retirada


PMPA/REPRODUÇÃO/JC
Atualizado às 13h
Atualizado às 13h
O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na tarde de quinta-feira (25) causou queda no fornecimento de energia para grande parte das cidades gaúchas, e na manhã desta sexta-feira (26) ainda são mais de 200 mil pontos sem luz no Estado.
No final da manhã desta sexta-feira (26), cerca de 70 mil clientes da área de cobertura da CEEE-D Equatorial ainda estão sem fornecimento de luz. No início da manhã, o número chegava a 85 mil. Neste momento, na região metropolitana, os municípios mais impactados são Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Guaíba e Eldorado do Sul.
Outras cidades que também possuem clientes sem energia estão localizadas no Litoral Norte (Santo Antônio da Patrulha, Três Forquilhas e Arroio do Sal), Litoral Sul (Santa Vitória do Palmar e Chuí), Centro Sul (Barão do Triunfo e Cerro Grande do Sul) e região da Campanha (Candiota e Dom Pedrito)
A companhia segue trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes interrompidos após o temporal com chuva e ventos de cerca de 80 km/h (em Canoas, houve registros de picos de ventos de 109km/h).
Na área de cobertura da RGE no Estado, o forte temporal causou danos na rede elétrica da área de concessão, provocando interrupção no fornecimento de energia para 117 mil clientes. No início da tarde de sexta-feira, o número de clientes sem abastecimento caiu para 77 mil, concentrados, em sua maioria, nos municípios de Canoas, Gravataí e Sapucaia do Sul.
A RGE afirma que está totalmente mobilizada para executar os consertos e normalizar o fornecimento, mas ainda não há previsão de quando o fornecimento de energia estará normalizado. A empresa ainda alerta para que ninguém tente fazer consertos ou remover galhos e escombros por conta própria, nem toque em equipamentos elétricos de qualquer tipo, mesmo que estejam danificados, pois não há como saber se estão energizados. O risco de acidente grave ou mesmo fatal é muito alto.
Ainda em razão dos fortes ventos e chuva, várias árvores caíram em Porto Alegre, e a EPTC e equipes da prefeitura ainda trabalham na retirada delas. Até as 18h da quarta-feira, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) registrou pelo menos sete casos envolvendo quedas de árvores ou galhos, que estão em atendimento pelas Equipes de Manejo Arbóreo (EMA). Em alguns pontos pode haver a pendência da coleta dos resíduos, pois a prioridade das ações foca sempre nos locais que apresentam riscos à população, vias de grande circulação ou com bloqueios totais ou parciais.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO