Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Clima

- Publicada em 25 de Agosto de 2021 às 12:12

Arroio Passo das Pedras, no bairro Sarandi, passará por reformas ainda neste ano

Grande volume de chuva que caiu na Capital elevou o nível das águas do canal

Grande volume de chuva que caiu na Capital elevou o nível das águas do canal


Robson Da Silveira/PMPA/jc
Quem precisa trafegar pela avenida Sarandi se depara há anos com um problema crônico: o transbordamento do Arroio Passo das Pedras, que corta a via. Foi o que ocorreu na manhã desta quarta-feira (25), depois que Porto Alegre registrou, em 24h, 58 mm pelos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Com o alagamento, a via precisou ser interditada por algumas horas. 
Quem precisa trafegar pela avenida Sarandi se depara há anos com um problema crônico: o transbordamento do Arroio Passo das Pedras, que corta a via. Foi o que ocorreu na manhã desta quarta-feira (25), depois que Porto Alegre registrou, em 24h, 58 mm pelos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Com o alagamento, a via precisou ser interditada por algumas horas. 
Um dos bairros mais populosos de Porto Alegre, o Sarandi conta com moradias irregulares ao longo do canal, que repercute na geografia do local e agrava o problema do arroio. Outra questão é o acúmulo de lixo, que exige ação constante por parte da prefeitura da Capital gaúcha. Mas há também a necessidade de melhorias na infraestrutura do arroio e de todo o sistema que o envolve, o que começa a ser colocado em prática em outubro, conforme revela em entrevista exclusiva ao Jornal do Comércio o diretor-geral do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia.
Jornal do Comércio – Quais são os problemas que levam o Arroio Passo das Pedras, no bairro Sarandi, a transbordar com frequência ao longo dos anos?
Alexandre Garcia – Trata-se de um problema de muito tempo. A área do Arroio Passo das Pedras tem um déficit histórico e que requer grandes obras e intervenções. Na semana passada estive com uma equipe visitando o local para ver as áreas onde há extravasamento do canal. Verificamos que após o talude de acesso para o rio tinha quantidade grande lixo que impedia passagem da água pelo nível das comportas. O lixo foi retirado, mas nesta semana já havia acúmulo de dejetos. Isso é outro problema, pois impede o fluxo da água. Há ainda a questão do crescimento desordenado no entorno, com construções irregulares de moradias às margens do arroio, outra situação que irá requerer uma ação da prefeitura.
JC – O que a prefeitura, por meio do Dmae, pode fazer a respeito para resolver o problema que é recorrente?
Garcia – Foi iniciada uma obra, há muitos anos, que aumenta em cerca de 75 centímetros o talude do canal, mas não foi finalizada. Vamos retomar esta obra em outubro e a previsão é que esteja concluída até o fim deste ano. As pedras já foram compradas e o projeto está sendo finalizado. Esta iniciativa permitirá que flua um maior volume dentro do canal. Antes disso, precisamos terminar a obra na avenida Chuí, onde o talude caiu. Também iremos verificar a dragagem e a macrodrenagem, que pode reduzir a velocidade da água, mas isso é mais complexo, pois envolve o sistema de bombeamento dos canais.
JC – Do que depende a execução da dragagem?
Garcia – Iniciamos um processo licitatório para a dragagem, mas ele foi cancelado em função de impugnações apresentadas por algumas das várias empresas interessadas em executar a obra. Foram mais de 30 questionamentos, muitos que serviram para que pudéssemos aprimorar o contrato, que agora está em fase de revisão e deve ser republicado até o fim desta semana. Só depois de ampliado o canal e executada a dragagem é que iremos agir em relação às casas de bomba, para verificar se é necessário ampliar o sistema de bombeamento.

População pode acionar serviço para limpeza e desassoreamento de arroios

Requisitos / Documentos necessários
  • Dados Pessoais (nome completo, telefone e endereço).

Endereço da ocorrência
Principais Etapas do Serviço
  • Vistoria, licenciamento e execução
 
Previsão de Prazo para Realização do Serviço
  • Até 127 dias
 
Formas de Prestação de Serviço
  • Através do fone 156 (opção 2) ou pelo Chat DMAE.

Sub-bacia Passo das Pedras tem origem no Morro Santana

Estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) sobre a hidrologia do Morro Santana, em Porto Alegre, traçou o perfil da chama sub-bacia Passo das Pedras. Junto com o Arroio Dilúvio, também é do Morro Santana que nascem afluentes que formarão as sub-bacias Passo das Pedras e Feijó. Os dois arroios deságuam no rio Gravataí.
De acordo com o estudo, a sub-bacia Passo das Pedras tem como curso principal o arroio de mesmo nome, e possui uma área total de 35,3km2. O nome tem origem na existência de pedras que serviam como ponto de referência de quem usava o caminho como alternativa entre as zonas Norte de Porto Alegre eOeste de Viamão. Embora esteja localizado no bairro Sarandi, o nome do arroio originou, mais tarde, o nome de bairro de Porto Alegre, Passo das Pedras.
A pesquisa da Ufrgs aponta que, devido a urbanização, todas estas sub-bacias apresentam problemas relacionados à poluição pelo lixo e esgoto que são jogados em vários dos arroios e seus afluentes. O arroio Dilúvio despeja todo este dejeto para o Lago Guaíba, enquanto os arroios Feijó e Passo das Pedras encaminham os dejetos, primeiramente, para o rio Gravataí.