Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Clima

- Publicada em 28 de Julho de 2021 às 10:15

Gigantinho lota na primeira noite da ação emergencial do inverno

Colchões foram instalados na quadra do ginásio que recebeu fluxo intenso para pernoite

Colchões foram instalados na quadra do ginásio que recebeu fluxo intenso para pernoite


Felipe Bortoluzzi/Internacional/Divulgação/JC
As baixas temperaturas levaram 102 pessoas em situação de rua a procurarem abrigo no Gigantinho nesta terça-feira (27), primeira noite de acolhimento dentro do plano de ação emergencial preparado pela prefeitura de Porto Alegre em função da frente fria que chegou à Capital e deve se estender pelos próximos dias.
As baixas temperaturas levaram 102 pessoas em situação de rua a procurarem abrigo no Gigantinho nesta terça-feira (27), primeira noite de acolhimento dentro do plano de ação emergencial preparado pela prefeitura de Porto Alegre em função da frente fria que chegou à Capital e deve se estender pelos próximos dias.
O ginásio do Sport Club Internacional foi preparado para receber 100 pessoas, mas, se houver necessidade as vagas serão ampliadas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, 97 homens e cinco mulheres ingressaram no ginásio depois de realizarem testes rápidos de antígeno. Aqueles que ainda não estavam imunizados receberam a vacina da Covid-19. 
Depois da triagem, receberam roupas limpas, kit de higiene, tomaram banho e foram encaminhados para o local do jantar. Camas e cobertores ajudaram a aquecer e proporcionar um pouco mais de conforto na noite fria.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/07/28/206x137/1_solidariedadegigantinho_felipebortoluzzi_fotoabertura_2704_1152x768-9372032.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6101446e7d0d1', 'cd_midia':9372032, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/07/28/solidariedadegigantinho_felipebortoluzzi_fotoabertura_2704_1152x768-9372032.jpg', 'ds_midia': 'Depois da triagem, receberam roupas limpas, kit de higiene, tomaram banho e foram jantar', 'ds_midia_credi': 'Felipe Bortoluzzi/Internacional/Divulgação/JC', 'ds_midia_titlo': 'Depois da triagem, receberam roupas limpas, kit de higiene, tomaram banho e foram jantar', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Pessoas recebem roupas limpas, kit de higiene, tomam banho e têm janta. Foto: Felipe Bortoluzzi/Divulgação/JC
São oferecidas três refeições diárias para todos os atendidos, preparadas com donativos. A prefeitura e a força-tarefa das secretarias municipais contaram com o apoio do Internacional, do Exército, da Aclame – Associação da Classe Média – e de voluntários da sociedade civil para estruturar a ação Gigantinho.
A ação no ginásio do Internacional seguirá ao longo da semana em resposta ao frio intenso. Os portões abrem às 19h para receber a população de rua, que pode ingressar com seus animais de estimação. Abrigos foram especialmente preparados para os cachorros com casinhas e cobertas.
Nos albergues e abrigos do Município, foram acolhidas 196 pessoas na noite desta terça (27), e outras 187 ocuparam as vagas das pousadas conveniadas.

Como avisar que alguém precisa de ajuda

Os avisos sobre pessoas em situação de rua podem ser feitos diretamente pelo telefone 156, opção 7. O Serviço de Abordagem Social da FASC irá se encarregar da busca e encaminhamento para um dos abrigos da prefeitura ou Gigantinho.

Corrente do bem

Para receber a população em situação de rua no Gigantinho, uma verdadeira corrente do bem se formou em solidariedade. O Banco de Alimentos doou cobertores e cestas básicas, enquanto a Unimed vai disponibilizou uma ambulância das 19h às 7h. Já a Associação dos Procuradores de Porto Alegre contribuiu com cobertores e kits de higiene, enquanto a Aclame e o grupo Livre Iniciativa apoiaram com 15 chuveiros, além de um gerador para assegurar a energia elétrica.
A Associação do Ministério Público (AMP) doou cobertores. De sua parte, a rede de parceiros da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) contribui na alimentação, fornecendo café da manhã e jantar, uma vez que o almoço será servido pelos restaurantes populares. O Exército colabora com o empréstimo e montagem de camas, além do apoio no atendimento. Por fim, a Defesa Civil do Município apoiou com colchões e cobertores.
Doações ainda podem ser feitas através do Movimento "Poa que Doa", programa social, coordenado pelo Gabinete da Primeira-dama do Município de Porto Alegre, que reúne as campanhas do Agasalho e do Alimento 2021. O objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive thrus de vacinação. 

Atendimento à saúde

A Unidade Móvel de Saúde da SMS estará estacionada no Ginásio Gigantinho nesta quarta-feira (28) para apoiar a ação de acolhimento da população em situação de rua. Equipes compostas por médicos, enfermeiros e dentistas irão fornecer atendimento aos acolhidos. Além das consultas, serão oferecidos testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 a pacientes sintomáticos. Haverá, ainda, distribuição de kits de higiene bucal e preservativos.

Vagas de trabalho

A partir da tarde desta quarta-feira (28), a unidade do Sine Municipal estará com uma equipe técnica no Gigantinho fazendo cadastro e orientando candidatos à reinserção no mercado de trabalho.