Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Clima

- Publicada em 26 de Julho de 2021 às 12:04

Frente fria que chega ao RS pode ser uma das mais fortes do século 21

Chuva que já atinge Porto Alegre nesta segunda precede chegada das baixas temperaturas

Chuva que já atinge Porto Alegre nesta segunda precede chegada das baixas temperaturas


JONATHAN HECKLER/JC
Interpretações e especulações a respeito das previsões meteorológicas para o Estado nos últimos dias causaram pânico e criaram polêmica. Os exageros registrados em mensagens compartilhadas via WhatsApp e nas redes sociais, no entanto, não podem servir de motivo para desprezar o que vem por aí: a massa de ar polar que se aproxima pode ser uma das mais fortes no século 2021, desde 2000, segundo a MetSul Meteorologia.
Interpretações e especulações a respeito das previsões meteorológicas para o Estado nos últimos dias causaram pânico e criaram polêmica. Os exageros registrados em mensagens compartilhadas via WhatsApp e nas redes sociais, no entanto, não podem servir de motivo para desprezar o que vem por aí: a massa de ar polar que se aproxima pode ser uma das mais fortes no século 2021, desde 2000, segundo a MetSul Meteorologia.
“Devemos ter marcas de temperatura que podem rivalizar com as quatro, cinco mais baixas deste século em alguns locais”, explica a meteorologista Estael Sias, da Metsul Meteorologia.
Os principais riscos, segundo a meteorologista, são a geada negra, que pode trazer ainda mais risco para a agricultura, que já sofreu com a geada que ocorreu na virada do mês e na semana passada e há chance de neve na Serra. O frio será muito forte na quarta e na quinta, e a sensação aumenta em função do vento. A sexta-feira (30) deve ter as menores marcas.
“Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem enfrentar seis a sete dias seguidos com mínimas abaixo de zero em seus territórios. De quarta até domingo que vem a tendência é que ocorram marcas negativas no Sul do país com o frio mais intenso na média do dia inteiro entre quarta e sexta. As menores mínimas devem ocorrer na sexta-feira, quando muitas cidades terão marcas abaixo de zero”, diz o site da MetSul.
Essas baixas temperaturas representam risco para pessoas que estão mais expostas – que se encontram em situação de vulnerabilidade ou expostas nas ruas.
Em Porto Alegre, a prefeitura deve definir nesta segunda-feira (26) quais medidas serão adotadas. Uma das possibilidades é a utilização do ginásio Tesourinha para receber a população em situação de rua e seus pets. Também é possível que a prefeitura peça reforço ao Internacional para utilizar as instalações do Gigantinho, o que está sendo decidido em reunião que ocorre neste neste momento. 
A Capital conta com quatro albergues que aceitam animais: dois em sistema de 12 horas e dois em sistema de 24 horas, com 256 vagas ao todo. No inverno, foi criada a modalidade pousada, com mais 200 vagas. Juntos, esses locais oferecem 20 vagas para animais. Os de pequeno porte podem ficar junto com os tutores. Os demais ficam em casas instaladas no pátio.
Em Caxias do Sul, a prefeitura já iniciou no final de semana uma mobilização para criar estratégias para reduzir os efeitos do frio nas populações mais vulneráveis. Foi criado o movimento chamado Unindo Forças para Enfrentar o Frio, reunindo Fundação de Assistência Social, Defesa Civil, Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros e outras entidades que trabalham com estes públicos. Na tarde desta segunda-feira (26), às 15h, haverá reunião virtual para definir as ações.
Caxias do Sul conta com três casas para abrigar pessoas em situação de rua, totalizando 140 leitos, e mais o projeto Hospedagem Solidária, com 35 leitos, administrado por uma pastoral ligada à Igreja Católica.

Modelos indicam a maior possibilidade de um evento de neve do Centro para o Sul gaúcho desde 2013

Notícia publicada no site da MetSul na manhã desta segunda-feira (26) revela a possibilidade de neve no Centro e no Sul do Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul, ,odelos numéricos têm indicado desde a semana passada em diversas rodadas, algumas simulações indicam a possibilidade de ocorrer neve em pontos do Centro e do Sul do Rio Grande do Sul, mas, em especial, no Sul do território gaúcho.
O modelo WRF da MetSul aponta em sua projeção a ocorrência de neve para pontos do Sul gaúcho, como nos municípios como, por exemplo, Bagé, Pedras Altas, interior de Dom Pedrito, Candiota, Pinheiro Machado, Herval e Piratini durante a quarta-feira.
Mais do que isso, o modelo WRF em sua saída da madrugada de hoje sinalizou a chance de neve também em cidades do Centro do Estado como, por exemplo, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul e mesmo em pontos de Pantano Grande.
É muito raro ver modelos meteorológicos indicando neve para estas elevação a Sudoeste de Porto Alegre. O modelo norte-americano GFS indicou o mesmo cenário e até com chance de neve em pontos mais a Oeste do Centro gaúcho como a área de Itaara.
Para onde todos os modelos numéricos convergem em indicar uma maior probabilidade de neve é para o Nordeste gaúcho, em áreas da Serra e principalmente dos Aparados da Serra.
O modelo WRF indica o maior potencial de neve, sinalizando até mesmo chance de acumulação, em municípios como São Francisco de Paula, Jaquirana, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Cambará do Sul e Vacaria.