Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Educação

- Publicada em 23 de Julho de 2021 às 11:55

Professores negociam créditos com grupo Educação Metodista

Colégio Americano é uma das instituições de ensino do grupo no Rio Grande do Sul

Colégio Americano é uma das instituições de ensino do grupo no Rio Grande do Sul


LUIZA PRADO/JC
O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) esteve reunido com a direção do grupo Educação Metodista nesta quinta-feira (22) para tratar da habilitação de créditos trabalhistas de professores junto à instituição de ensino.
O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) esteve reunido com a direção do grupo Educação Metodista nesta quinta-feira (22) para tratar da habilitação de créditos trabalhistas de professores junto à instituição de ensino.
A companhia, que teve o pedido de recuperação judicial autorizado em 10 de maio deste ano e acumula cerca de R$ 500 milhões em dívidas, abriu prazo de 15 dias a contar de terça-feira (20) para que os credores possam se manifestar. Ou seja, os credores têm até 4 de agosto para apresentar divergência (discordância quanto ao valor ou classificação) ou habilitação de crédito (quando é credor, mas o nome não está na lista).
No caso dos professores, há duas questões em tratativa: as que dizem respeito ao quadro docente que ainda presta serviços para as instituições de ensino do grupo e as que estão relacionadas àqueles que foram desligados a partir de 2018.
“Temos situações diferentes em dois grupos de credores trabalhistas e a rede tem sido receptiva às demandas”, informa o diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, ao informar que a agenda de negociações segue na próxima semana.
O Sinpro-RS tenta negociar junto ao grupo Metodista o grande número de ações coletivas que busca o pagamento de salários, de FGTS e de multas por atraso aos docentes. “A negociação para consolidar esses créditos é muito importante, uma vez que a maior parte dessas ações coletivas ainda não está em fase de liquidação”, explica Fuhr. Quanto aos professores que já foram desligados da rede, cerca de 150 pessoas, o Sinpro-RS negocia o pagamento das verbas rescisórias que não foram efetuadas.
Nesta etapa de manifestação, os credores devem enviar à administradora judicial as documentações necessárias para dar continuidade ao processo. Caso o credor esteja arrolado de forma correta, ele não precisará se manifestar, devendo apenas aguardar os trâmites processuais.
A instituição está presente no Rio Grande do Sul desde 1881. Hoje, conta com o Americano e o IPA, em Porto Alegre, o Centenário e a Faculdade Metodista, em Santa Maria, e União, em Uruguaiana. Também tem unidades em São Paulo e Minas Gerais. 

Como o credor deve se manifestar

Os materiais devem ser enviados pelo site administradorjudicial.adv.br, onde constam todas as orientações para o procedimento ser realizado. "Essa etapa é essencial, uma vez que se trata de um processo que envolve mais de 10 mil credores. A organização desses créditos é feita inteiramente pela via administrativa nesse momento", ressalta Nathália Michel Costa, Coordenadora do Núcleo de Recuperações Judiciais da Medeiros & Medeiros Administração Judicial, responsável pelo processo.