Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 05 de Maio de 2021 às 09:41

Procura por vacina tumultua o trânsito em Porto Alegre e exige distribuição de senhas

Desde o ínicio da manhã, filas se formaram nas unidades de saúde e no entorno do drive-thru da PUC

Desde o ínicio da manhã, filas se formaram nas unidades de saúde e no entorno do drive-thru da PUC


Reprodução Twitter/JC
Thiago Copetti
Atualizada às 13h19min de 5 de maio de 2021
Atualizada às 13h19min de 5 de maio de 2021
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre distribuiu senhas para vacinação contra a Covid-19 nas unidades de saúde após a grande procura registrada na manhã desta quarta-feira (5). Desde as primeiras horas do dia, longas filas de carros se formaram nas imediações da PUC, onde há o drive-thru para aplicação da segunda dose da Coronavac e também da primeira dose da AstraZeneca. O mesmo ocorreu nos arredores de unidades de saúde em vários bairros da Capital.
Longos congestionamentos foram registrados especialmente no entorno da PUC, onde há drive-thru para aplicação da segunda dose de Coronavac. As filas de carro se formaram pelas avenidas Ipiranga, Bento Gonçalves, Cristiano Fischer e outros pontos de acesso à universidade.
Também foi grande a fila para a segunda dose da vacina Coronavac na unidade Santa Marta, onde senhas foram distribuídas ao longo da manhã e, de acordo com a prefeitura, todas as pessoas da fila foram contempladas. No IAPI, também foram distribuídas senhas para melhor organização. A unidade de Camaquã também teve fluxo intenso.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/05/05/206x137/1_filas_drive_trhu_puc_bento-9309559.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'60928dba67cc0', 'cd_midia':9309559, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/05/05/filas_drive_trhu_puc_bento-9309559.jpg', 'ds_midia': 'Longas filas se formaram na manhã desta quarta-feira em direção do drive-thru da PUC ', 'ds_midia_credi': 'Guarda Municipal de Porto Alegre/Divulgação/JC', 'ds_midia_titlo': 'Longas filas se formaram na manhã desta quarta-feira em direção do drive-thru da PUC ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Várias vias no entorno da PUC registraram congestionamentos. Foto: Guarda Municipal de Porto Alegre/Divulgação/JC
Foram registrados problemas também na Zona Sul da cidade, com acúmulo de veículos e fila em diferentes vias. A EPTC, desde as primeiras horas da manhã, já alertava em seu Twitter para lentidão desde a estrada João de Oliveira Remião até a Av. Ipiranga, em razão da fila de carros em todo o entorno da universidade. A Guarda Municipal de Porto Alegre também reforçou o trabalho no entorno da instituição, como na Avenida Bento Gonçalves.
A Secretaria Municipal de Saúde solicita que os moradores que puderem esperem pelas doses que já foram sinalizadas para envio a Capital. A secretaria diz que a estrutura de vacinação montada assegura um quantitativo de doses até sexta-feira (7), com 11 mil doses em estoque nesta quarta, e que ainda deve chegar reforço nos próximos dias.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/05/05/206x137/1_vacina_fila_eptc-9309607.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'60929b5233d91', 'cd_midia':9309607, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/05/05/vacina_fila_eptc-9309607.jpg', 'ds_midia': 'EPTC monitora trânsito nas imediações da PUC em função da vacinação contra a covid', 'ds_midia_credi': 'EPTC/Divulgação/JC', 'ds_midia_titlo': 'EPTC monitora trânsito nas imediações da PUC em função da vacinação contra a covid', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '479', 'align': 'Left'}Agentes da EPTC orientam a circulação na fila para vacinação na entrada da PUC. Foto: EPTC/Divulgação
Isso porque o governo federal sinalizou que terá condições de repassar novos lotes em breve. A SMS indica que os drive-thrus vinham vacinando entre 800 a 1.000 por dia, além da demanda acelerada pela primeira dose em três unidades, mas que é de conhecimento geral que a necessidade é maior do que a disponibilidade que ao município opera com a quantidade que ainda tem disponível.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) diz que ainda não tem confirmação nem das quantidades que devem vir para o Rio Grande do Sul e  nem do dia. Normalmente, o Estado recebe 6% de cada lote liberado pelo governo federal e assim que a remessa chega em solo gaúcho é distribuída em menos de 24 horas para todas as coordenadorias regionais no Interior, para destinação aos municípios.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO