O governo do Estado apresentou na manhã desta quarta-feira (9) os dados da violência no Rio Grande do Sul no mês de novembro. Conforme o balanço da Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS), houve uma queda de 12,6% nos homicídios no mês passado em comparação com novembro de 2019. Neste ano, foram 118 gaúchos vítimas de assassinato em novembro enquanto no mesmo mês do ano passado haviam sido 135.
De acordo com o governo, o número é o menor para o mês desde 2006, quando foram registrados 109 assassinatos em novembro. Os números do penúltimo mês do ano revertem um quadro de aumento nos homicídios registrados em outubro, quando o índice cresceu 21% em comparação com o mesmo mês de 2019.
Conforme a SSP-RS, outubro foi um mês “fora da curva”, com alta provocada pelo “acirramento pontual de conflito entre grupos criminosos na Região Serra”. “Ainda na primeira quinzena de outubro, a partir da identificação de movimento incomum na curva de ocorrências em Caxias do Sul pela Gestão de Estatística em Segurança (GESeg), foram intensificadas as ações de policiamento e levantamentos de inteligência para mapear os envolvidos nas mortes violentas”, afirma a secretaria.
Uma das ações implementadas para que o quadro na Serra mudasse foi o incremento do pelotão de choque com 60 novos policiais, para atuar no patrulhamento, especialmente, em Caxias do Sul. Também integraram o reforço um delegado e uma equipe de investigadores do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Capital. “A partir dessas ações, Caxias do Sul encerrou novembro em estabilidade, com quatro homicídios, mesmo número de 2019”, destaca a pasta.
No acumulado do ano, são 1.566 mortes por homicídio no RS, número 4,3% menor do que o registrado de janeiro a novembro do ano passado, quando foram 1.637 vítimas de assassinato. Segundo o governo, é o menor total para o período desde 2007, quando houve 1.519 mortes.
O Palácio Piratini destaca o programa RS Seguro como fundamental para a redução histórica, com sete dos 23 municípios priorizados pelo programa encerrando novembro com zero assassinatos: Bento Gonçalves, Capão da Canoa, Esteio, Guaíba, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Rio Grande. Porto Alegre teve 42 homicídios a menos em novembro de 2020 em comparação com o mesmo mês do ano anterior – de 282 para 240.