Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 07 de Dezembro de 2020 às 13:12

Prefeitura de Porto Alegre fecha quatro postos e transfere atendimento para outras unidades de saúde

Unidade de Saúde Laranjeiras será absorvida pela Morro dos Sargentos

Unidade de Saúde Laranjeiras será absorvida pela Morro dos Sargentos


GOOGLE MAPS/DIVULGAÇÃO/JC
A prefeitura de Porto Alegre comunicou nesta segunda-feira (7) o fechamento de quatro postos de saúde na cidade. As Unidades de Saúde Laranjeiras, Jenor Jarros, Vila Elizabeth e Pitinga fecharão as portas e seus atendimento serão absorvidos por outros postos.
A prefeitura de Porto Alegre comunicou nesta segunda-feira (7) o fechamento de quatro postos de saúde na cidade. As Unidades de Saúde Laranjeiras, Jenor Jarros, Vila Elizabeth e Pitinga fecharão as portas e seus atendimento serão absorvidos por outros postos.
Os atendimentos da unidade Laranjeira passarão a ser feitos na unidade Morro dos Sargentos, enquanto a população que, antes, era atendida no posto Jenor Jarros, terá de ir à unidade Ramos. Já o serviço da unidade Vila Elizabeth foi transferido para a unidade Nova Brasília e o atendimento do posto Pitinga passa a ser feito na Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes.
As mudanças se dão e meio ao processo de demissão dos funcionários do Instituto de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), que teve mais um capítulo nesta segunda-feira, com a demissão dos trabalhadores que ainda mantinham vínculo com o órgão extinto pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A prefeitura chama o fechamento dos postos de “reformulação”. Conforme o governo municipal, a mudança irá resultar em melhoria nos atendimentos.
O que diz a prefeitura sobre o fechamento dos postos e a alteração nos locais de atendimento:
Unidade de Saúde Laranjeiras
Localizada a poucos metros de distância, a Unidade de Saúde Morro dos Sargentos conta com sete médicos, dois dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e em saúde bucal, farmacêutico e auxiliar de farmácia – garantidos durante todo o período de funcionamento, além de permanecer aberto até as 22h. Antes, quem era atendido na Unidade Laranjeira sofria com alagamentos frequentes, falta de estrutura para procedimentos (com impossibilidade de reformas), somente um médico e horário limitado de funcionamento.
Unidade de Saúde Jenor Jarros
A Unidade de Saúde Ramos, além do funcionamento até as 22h e ficar a 900 metros da antiga, conta com sete médicos, dois dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e em saúde bucal, farmacêutico e auxiliar de farmácia – garantidos em tempo integral de funcionamento da unidade. Na Jenor Jarros, a população tinha estrutura física precária, sem possibilidade de reformas, equipe simples com um único médico e horário de funcionamento limitado.
Unidade de Saúde Vila Elizabeth
A Unidade Nova Brasília fica aberta 12 horas por dia, das 7h às 19h, e conta com cinco médicos, um dentista, enfermeiros, técnicos em enfermagem e em saúde bucal, farmacêutico e auxiliar de farmácia, garantidos em tempo integral na unidade. Na unidade antiga, era somente um médico. O prédio irá abrigar uma nova equipe de saúde mental.
Unidade de Saúde Pitinga
A Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, também na Restinga, fica aberta até as 20h. No local, atendem seis médicos, dois dentistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem e em saúde bucal, farmacêutico e auxiliar de farmácia durante todo o horário de funcionamento da unidade.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO