Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 03 de Dezembro de 2020 às 00:55

Hospital de Porto Alegre é referência nos cuidados a pessoas com deficiência

'Passei a escutar melhor. Nasci de novo', descreve ex-telefonista, que recebeu aparelho auditivo

'Passei a escutar melhor. Nasci de novo', descreve ex-telefonista, que recebeu aparelho auditivo


HOSPITAL SANTA ANA/DIVULGAÇÃO/JC
No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, nesta quinta-feira (3), ganha relevância contribuições como o do Hospital Santa Ana, de Porto Alegre. A instituição tem o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II), que atende mais de 700 pacientes, assistência que foi mantida mesmo na pandemia.
No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, nesta quinta-feira (3), ganha relevância contribuições como o do Hospital Santa Ana, de Porto Alegre. A instituição tem o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II), que atende mais de 700 pacientes, assistência que foi mantida mesmo na pandemia.
O trabalho começou há um ano e vem ajudando a melhorar as condições de vida das pessoas que são assistidas. O acompanhamento de profissionais e acesso a equipamentos possibilitam inclusão e interação social. O Hospital Santa Ana, ligado à Associação Educadora São Carlos (AESC), que é dona do Hospital Mãe de Deus, só atende pelo SUS.
O encaminhamento para o Santa Ana é feito pelo sistema de gerenciamento de consultas (Gercon) da Secretaria Municipal de Saúde, que é acessado pelas equipes nos postos da rede.
Daniela Razzolini, coordenadora do CER II, destaca que o serviço faz do diagnóstico à adaptação de pacientes. "Um atendimento pautado pela atenção e o cuidado”, define Daniela.  
Segundo informações da unidade, foram entregues 845 aparelhos auditivos de fevereiro até outubro. Aos 89 anos, a ex-telefonista Maria Luzia Moreira da Silva, que tinha perda auditiva de grau severo nos dois ouvidos, colocou o aparelho:
“Adoro ouvir os pássaros, o meu samba e poder conversar. Passei a escutar melhor. Eu nasci de novo”, resume Maria Luzia. A ex-telefonista aponta a dificuldade de quem não tem o seu problema em aceitar a diferença:
"Uma pessoa com surdez merece ser tratada com carinho”, avisa ela.
“Os pacientes recebem, do diagnóstico à adaptação, um atendimento pautado pela atenção e o cuidado”, descreve Daniela Razzolini, coordenadora do CER II.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/12/02/206x137/1_img_20201015_143232050__2_-9202759.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5fc800bb94aad', 'cd_midia':9202759, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/12/02/img_20201015_143232050__2_-9202759.jpg', 'ds_midia': ' Dia Internacional da Pessoa com Deficiência  - Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II) do Hospital Santa Ana, em Porto Alegre - faz trabalho com deficientes auditivos - Bruno Silva, com o filho Enzo (foto), atendido pelo centro ', 'ds_midia_credi': 'HOSPITAL SANTA ANA/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': ' Dia Internacional da Pessoa com Deficiência  - Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II) do Hospital Santa Ana, em Porto Alegre - faz trabalho com deficientes auditivos - Bruno Silva, com o filho Enzo (foto), atendido pelo centro ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
"Os profissionais nos dizem que ele terá um grande futuro", diz bruno, pai de Enzo. Foto: Hospital Santa Ana/Divulgação
Crianças como o pequeno Enzo, de três anos e nove meses, experimentam mudanças decisivas, após começarem a receber o acompanhamento. O pai do garoto, Bruno Silva, conta que chegou ao hospital a partir da indicação do psiquiatra do posto no bairro em que a família reside na Capital. 
O menino teve acesso no centro a psicóloga, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e médico psiquiatra. “Antes tínhamos receio, porque ele (Enzo) não demonstrava sentimentos, não falava e nem atendia a nenhum chamado", recorda o pai.
"Hoje ele atende quando falamos 'vamos sair e passear’, `vamos tomar um banho ou comer’. Ele está progredindo e os profissionais nos dizem que ele terá um grande futuro e poderá ter uma vida normal daqui a um tempo. Não tem sentimento melhor para um pai", valoriza.
Doze profissionais, entre fonoaudiólogas, psicólogas, terapeutas ocupacionais, otorrinolaringologistas, neurologistas e assistentes sociais, integram o centro. Mais de 150 crianças são atendidas por mês.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO