Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 16 de Novembro de 2020 às 17:15

Porto Alegre mantém bandeira laranja e RS tem sete regiões em vermelho

Mapa definitivo do distanciamento controlado passa a valer nesta terça-feira (17)

Mapa definitivo do distanciamento controlado passa a valer nesta terça-feira (17)


LUIZA PRADO/JC
O Rio Grande do Sul entra na 28ª semana de distanciamento controlado, a partir desta terça-feira (17), com sete regiões em bandeira vermelha, que indica risco alto de contaminação por Covid-19, e 14 áreas em bandeira laranja, de risco médio. O mapa definitivo do Estado foi divulgado pelo governo gaúcho na tarde desta segunda-feira (16), após validar quatro dos  12 pedidos de recursos de municípios e associações regionais, entre eles de Porto Alegre.
O Rio Grande do Sul entra na 28ª semana de distanciamento controlado, a partir desta terça-feira (17), com sete regiões em bandeira vermelha, que indica risco alto de contaminação por Covid-19, e 14 áreas em bandeira laranja, de risco médio. O mapa definitivo do Estado foi divulgado pelo governo gaúcho na tarde desta segunda-feira (16), após validar quatro dos  12 pedidos de recursos de municípios e associações regionais, entre eles de Porto Alegre.
No mapa preliminar eram 11 as regiões com bandeira vermelha. Na análise do Palácio Piratini, foram negados os recursos das regiões de Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Santa Rosa, que permanecem na bandeira vermelha, ao lado de Capão da Canoa, Canoas, Cruz Alta e Ijuí, que não entraram com recursos. Além de Porto Alegre, Passo Fundo, Guaíba e Caxias do Sul tiveram as bandeiras apresentadas no mapa preliminar reconsideradas, permanecendo sob classificação laranja.
Dessa forma, 25,8% da população (2.928.206 pessoas) gaúcha se encontra em regiões com bandeira vermelha, moradores de 135 municípios. Desses, 51 municípios podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, sem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias.
Do total de 362 municípios em bandeira laranja, 211 podem adotar protocolos de bandeira amarela. Nessas localidades concentra-se 74,2% da população (8.401.399 habitantes)
Em Porto Alegre, os indicadores apontam para uma estabilidade na propagação da Covid-19 e na capacidade de atendimento. A taxa de ocupação de UTIs se encontra na faixa de 76%, com pressão maior sobre leitos de UTI da rede privada. Segundo o governo do Estado, o que mais pesou na média final da regão foi a situação macrorregional, em especial Novo Hamburgo, e o balanço estadual, que permitiram reverter a avaliação preliminar e manter a bandeira laranja. Em Passo Fundo, o recurso foi aceito porque a região teve taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 80% (79,4%) e, de leitos SUS abaixo de 66,9%.
No caso de Caxias do Sul, o recurso foi aceito porque os indicadores são similares aos de outras semanas e, embora a elevação tenha sido maior nesta semana, ainda foi bastante abaixo de níveis históricos de bandeira vermelha. A ocupação de leitos de UTI na região, por exemplo, está em 66,8%. Guaíba, apesar da piora nos indicadores, manteve uma capacidade de leitos ainda confortável, e o aumento de casos não foi suficiente para pressionar o sistema, que apresenta 58,7% de taxa de ocupação em UTI e 24,2% de leitos clínicos.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/png/2020/11/16/206x137/1_mapa-9191218.png', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5fb2d5d283d0a', 'cd_midia':9191218, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/png/2020/11/16/mapa-9191218.png', 'ds_midia': 'mapa distanciamento controlado', 'ds_midia_credi': 'REPRODUÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'mapa distanciamento controlado', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '605', 'cd_midia_h': '514', 'align': 'Left'}Regiões em bandeira vermelha concentram 135 municípios e 25,8% da população do RS. Crédito: Reprodução Palácio Piratini
Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão. As demais 18 já adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo. O mapa vigora até a próxima segunda-feira (23).

Alteração nas regras de retomada do ensino presencial

Nesta rodada do distanciamento controlado também foi alterada a regra para abertura de escolas e manutenção das atividades presenciais de ensino. A partir de agora, uma semana em bandeira vermelha não será suficiente para que a escola já aberta interrompa as atividades. Para o fechamentos será necessário que a região ingresse na segunda semana consecutiva em bandeira vermelha.
E quando a região retomar a classificação de laranja e amarela, as aulas presenciais podem ser retomadas imediatamente naquela semana, sem necessidade de aguardar por mais uma rodada.
Dessa forma, as regiões de Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo seguem impedidas de manter atividades presenciais nas escolas, uma vez que foram novamente classificadas em bandeira vermelha. Já as regiões de Novo Hamburgo, Santa Rosa, Capão da Canoa e Canoas foram classificadas em bandeira vermelha, mas, devido às novas regras, ainda podem manter abertas as escolas. Caso a classificação em bandeira vermelha se mantenha na 29ª rodada, as aulas deverão ser interrompidas.
Por determinação do Executivo gaúcho, eventos de grande porte só podem ocorrer em municípios que autorizaram a retomada do ensino presencial. As aulas nas escolas de Educação Infantil foram retomadas em 8 de setembro. No dia 21 de setembro, foi a vez das instituições de Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico. Já o Ensino Médio estadual iniciou o retorno em 20 de outubro, e as demais etapas (Ensino Fundamental) em 28 de outubro.
RESUMO DA 28ª RODADA
BANDEIRA VERMELHA (7)
Novo Hamburgo (em cogestão)
Santo Ângelo (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Canoas (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)
Ijuí (em cogestão)
BANDEIRA LARANJA (14)
Porto Alegre (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Caxias do Sul (em cogestão)
Bagé
Guaíba
Erechim (em cogestão)
Santa Maria (em cogestão)
Uruguaiana
Taquara (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Lajeado (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO