Porto Alegre, terça-feira, 10 de novembro de 2020.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
terça-feira, 10 de novembro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

saúde

Notícia da edição impressa de 10/11/2020. Alterada em 10/11 às 16h38min

Instituto do Cérebro da Pucrs inaugura ampliação

Obras começaram em outubro de 2018 e triplicaram a atual estrutura de tamanho

Obras começaram em outubro de 2018 e triplicaram a atual estrutura de tamanho


INSCER/DIVULGAÇÃO/JC
O Instituto do Cérebro (InsCer), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), inaugurou nesta segunda-feira (9) a expansão de sua estrutura. A data também marca os 72 da instituição de ensino gaúcha. As obras começaram em outubro de 2018 e triplicaram a atual estrutura de tamanho, passando de 2,5 mil m2 para 9,3 mil m2. O investimento total chegou a R$ 66,8 milhões, com o aporte da Financiadora de Estudos e Projetos(Finep).
A ampliação conta com sete laboratórios que favorecem a interação entre os cientistas. Os ambientes são dedicados aos estudos pré-clínicos do cérebro. Novos exames e tecnologias de diagnóstico e reabilitação serão oferecidos à população. Entre eles, a estimulação magnética transcraniana e as avaliações neuropsicológicas e multidisciplinares.
O aumento da Centro Imagem Molecular, com a aquisição do estado da arte em ressonância magnética, ainda permite maior precisão diagnóstica e estudos funcionais qualificados. Também serão intensificados a síntese e produção de novos radiofármacos voltados às doenças neurodegenerativas e oncológicas.
O Centro de Produção de Radiofármacos teve a capacidade ampliada. Todo o processo de produção vai ocorrer dentro do IncCer, desde a pesquisa básica até a aplicação em pacientes. A recepção também passou por renovações. O local agora oferece um bistrô para alimentação e um auditório com 240 lugares para uso da comunidade científica, acadêmica e da população.
Ainda foi lançada a Sala de Imersão do InsCer. Visitantes poderão fazer um tour virtual pelas áreas restritas do instituto e conhecer a história através de uma timeline interativa. Professores e pesquisadores também podem ministrar aulas virtuais no local.
Durante a inauguração, o reitor da Pucrs, Ir. Evilázio Teixeira, recordou o ano de 2018, durante a celebração dos 70 anos da universidade, oportunidade em que foi anunciado à sociedade um conjunto de projetos e entregas de vulto a serem realizadas nos anos vindouros. "Pois aqui estamos para a inauguração das obras de ampliação do InsCer. Estaremos desenhando o futuro com projetos concretos e efetivos ancorados no presente, tornando o lugar onde vivemos melhor a partir do cuidado, desde a prevenção, diagnóstico, tratamento e pesquisa de ponta em saúde, tendo a integralidade do ser humano como eixo essencial nesse trabalho", destacou.
A ampliação parte de um conjunto de iniciativas que compõem o Campus da Saúde da Pucrs. O instituto coloca o Rio Grande do Sul como referência nacional e internacional na área médica.
Comentários CORRIGIR TEXTO

EXPEDIENTE

2020