Porto Alegre, segunda-feira, 26 de outubro de 2020.
Dia do Trabalhador da Construção Civil. Dia da Democracia.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
segunda-feira, 26 de outubro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Infraestrutura

19/10/2020 - 13h09min. Alterada em 26/10 às 16h57min

Anita Garibaldi entra em obras para compensar expansão do Shopping Iguatemi

São quase 3 quilômetros de obras que preveem alargamentos e duplicação da Anita Garibaldi

São quase 3 quilômetros de obras que preveem alargamentos e duplicação da Anita Garibaldi


LUIZA PRADO/JC
Patrícia Comunello
Quem trafega pela região da rua Anita Garibaldi, nas proximidades do Shopping Iguatemi e avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre, sabe que a pista simples se torna um calvário, principalmente em horários de mais movimentados. A solução está a caminho. A prefeitura liberou nesta segunda-feira (19) o começo das obras que são contrapartida à expansão do Iguatemi, ainda em andamento.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), a licença de instalação das obras (LI) foi emitida. O investimento estimado é de R$ 25 milhões em obras de alargamento e duplicação da via. Segundo a Smams, devem ser gerados 200 empregos diretos e 120 indiretos na execução da intervenção viária. A previsão é de 18 meses para concluir o traçado (veja mapa abaixo). 
As melhorias estão em termo de compromisso firmado entre os empreendedores e o município, para compensar impactos da ampliação do empreendimento.
Também estavam no pacote e já foram executados o alargamento da avenida João Wallig, implementação de sistema de controle de tráfego na avenida Nilo Peçanha e 3,6 quilômetros de ciclovias. Outros 1,3 quilômetro de ciclovia começaram em 2019 e serão completados este ano ano na avenida Ipiranga. Com todas as contrapartidas, o aporte do Iguatemi somará R$ 32 milhões, diz a prefeitura.
“As alterações vão melhorar o tráfego não só na Rua Anita Garibaldi, mas também em todo o seu entorno", comenta o titular da pasta, Germano Bremm, em nota.

Como será a obra na Anita Garibaldi

Segundo a Smams, a extensão do trecho que terá as obras é de 2,7 quilômetros, sendo quase mil metros de duplicação, e vai do número 1.418, próximo à trincheira com a avenida Carlos Gomes, até a conexão com a avenida Túlio de Rose, nas proximidades do Iguatemi e do Bourbon Country.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/10/19/206x137/1_obras_porto_alegre_anita_garibaldi_jornal_do_come_rcio-9167957.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f8db2f0d0eb4', 'cd_midia':9167957, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/10/19/obras_porto_alegre_anita_garibaldi_jornal_do_come_rcio-9167957.jpg', 'ds_midia': 'Porto Alegre - obras na rua Anita Garibaldi - compensação pela expansão do Shopping Iguatemi - mapa com o traçado da intervenção', 'ds_midia_credi': 'SMAMS/PMPA/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Porto Alegre - obras na rua Anita Garibaldi - compensação pela expansão do Shopping Iguatemi - mapa com o traçado da intervenção', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '450', 'align': 'Left'}
Mapa mostra o traçado da rua Anita Garibaldi (linha amarela) que terá as obras. Imagem: Smams/PMPA 
A intervenção foi organizada em cinco trechos:
Trecho 1: alargamento da Anita Garibaldi, entre a Carlos Gomes até a rua Libero Badaró, no lado norte, com 1.095 metros, pouco mais de um quilômetro.
Trecho 2: alargamento da Anita Garibaldi, entre as ruas José Bernardo de Medeiros Júnior e José Scutari, no lado sul, com 138 metros.
Trecho 3: alargamento da Anita Garibaldi, entre as ruas Azevedo Sodré e Carlos Legori, no lado norte, com 190 metros.
Trecho 4: duplicação e prolongamento da Anita Garibaldi, entre a rua José Scutari e a avenida João Wallig, no lado sul, interna à área do Country Club, com 823 metros.
Trecho 5: prolongamento da Anita Garibaldi, entre a rua André Arjonas Guillen e a avenida João Wallig com a rua Pedro Bitencourt, no lado norte, com 450 metros.
Comentários CORRIGIR TEXTO

EXPEDIENTE

2020